Para o diretor da Ensinar Tecnologia, Cláudio Castro, à medida em que os processos evoluem, é importante reconhecer quem se preocupa e se dedica a mudar o cenário educacional. “Pensamos em concretizar o que cada instituição vem realizando frente à valorização do professor e aluno, por isso criamos o prêmio ‘Educar Para o Futuro’ que o professor Domingos recebeu diante do maior case de universidade no Brasil, que é o da Unit”, explica.
Após o evento, representantes da Ensinar Tecnologia e do Google For Education conheceram a estrutura da Unit Aracaju Farolândia, com seus laboratórios próprios para o uso da plataforma. “É um prazer visitar a Unit, e entregamos o prêmio com muita honra”, completa Cláudio Castro.
Sala de aula invertida
A norte-americana Ariel Koren, gerente do Google For Education na América Latina, ficou impressionada com a estrutura da Unit. “Enquanto marqueteira que sou, adoro ver que as escolas e faculdades estão usando as tecnologias e as integrando de um jeito muito inovador dentro da metodologia deles. Dá para perceber que o trabalho da Unit é bem inovador mesmo. A missão da gente é poder modernizar a educação para que crianças, jovens e adultos tenham sucesso dentro deste nosso contexto moderno em que vivemos; potencializar as ferramentas do Google para promover aprendizagem”, acredita.
“E a Unit tem suporte. Fiquei impressionada com as salas formato Google, ou seja, com um ambiente que dá realmente para criar, inovar, imaginar e fazer coisas interessantes dentro da sala de aula”, avalia Ariel.
De acordo com o Diretor de Inteligência Competitiva da Unit, professor Domingos Machado, a ideia é que todos os professores comecem a utilizar as ferramentas da plataforma que já foram implantadas em toda a universidade. “São de fácil acesso e de grande utilidade para o dia a dia. A aceitação dos nossos alunos é acima de 85%, porque eles já as conhecem. Como ganha produtividade, o professor dá retorno mais rápido ao nosso aluno que, por sua vez, já não precisa tirar mais xérox, nem usar pendrive. O acesso é ilimitado, seja enquanto aluno ou egresso, pois vai poder utilizar a conta por toda a vida. Ao matricular, o aluno já tem acesso imediato à sala de aula”, explica.
Entenda
O Google escolheu nove cases em diversas áreas e o Grupo Tiradentes foi selecionado como o único em Educação e do Nordeste a estar no site mundial “Juntos dá para fazer mais”.
Toda sala de aula virtual é acessada com os chromebooks, equipamentos que têm carga que duram 11 horas, em ambientes que utilizam metodologias ativas para a aprendizagem. “Com isso, vamos colhendo reconhecimento do próprio Google como o maior projeto de Google for Education, com chromebook, do Brasil em educação. O Grupo Tiradentes foi um dos escolhidos”, comemora professor Domingos.
Próximos passos
Novas turmas de embaixadores do Grupo Tiradentes serão formadas em seus campi de Sergipe, Alagoas e Pernambuco para que pessoas credenciadas recebam capacitação do Google e da Unit, para explorarem ao máximo as ferramentas e tirar dúvidas de outros professores.
“A ideia é atrai-los ao máximo, para que mostrem as práticas educativas usando as ferramentas de tecnologia. Serão professores embaixadores que trabalharão com alunos, em pares, para tirar dúvidas e replicar as melhores práticas de tecnologias dentro da sala de aula, além de conhecimentos das metodologias ativas de ensino. Isso tudo atrelado a uma ferramenta simples que todo mundo usa, agora de forma ilimitada e que pode usar a qualquer tempo”, conta professor Domingos.