ESTUDE NA UNIT
MENU

O Enade 2017 vem aí....

A prova é composta por questões de conhecimentos gerais e específicos de cada área, avaliando habilidades e competências necessárias à forma e ao exercício profissional

às 18h54
Se o seu curso consta na lista das graduações que farão o Enade, participe das atividades relacionadas
Enade 2017
Enade 2017
Compartilhe:

O Enade é um exame que afere o desempenho de estudantes com relação aos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Este exame é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme determina o § 5º do artigo 5º da Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, composto por dois instrumentos:

– Prova para avaliação individual de desempenho do Estudante;

– Questionário do Estudante.

A prova é composta por questões de conhecimentos gerais e questões de conhecimentos específicos de cada área, avaliando as habilidades e competências necessárias à formação e ao exercício profissional. O Questionário do Estudante é um dos instrumentos de coleta de informações do Enade, de caráter obrigatório, que tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico do estudante e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo.

Trata-se de um exame confiável, testado e utilizado há mais de 13 anos, desenvolvido por especialistas em educação e formação profissional. Através da Avaliação do Enade é possível saber qual o seu desempenho com relação aos conteúdos de aprendizagem previstos para o curso.

Conforme Portaria MEC nº 08, de 26 de abril de 2017, o Enade 2017 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos (Presencial e EAD) que conferem diploma de:

I – bacharel nas áreas de:

  1. a) Arquitetura e Urbanismo; b) Engenharia Ambiental; c) Engenharia Civil; d) Engenharia de Alimentos; e) Engenharia de Computação; f) Engenharia de Controle e Automação;
  2. g) Engenharia de Produção; h) Engenharia Elétrica; i) Engenharia Florestal; j) Engenharia Mecânica; k) Engenharia Química; l) Engenharia; e m) Sistema de Informação.

II – bacharel ou licenciatura nas áreas de:

  1. a) Ciência da Computação; b) Ciências Biológicas; c) Ciências Sociais; d) Filosofia; e) Física; f) Geografia; g) História; h) Letras – Português; i) Matemática; e j) Química.

III – licenciatura nas áreas de:

  1. a) Artes Visuais; b) Educação Física; c) Letras – Português e Espanhol; d) Letras – Português e Inglês; e) Letras – Inglês; f) Música; e g) Pedagogia.

IV – tecnólogo nas áreas de:

  1. a) Análise e Desenvolvimento de Sistemas; b) Gestão da Produção Industrial; c) Redes de Computadores; e d) Gestão da Tecnologia da Informação.

No Enade de 2017 os estudantes inscritos obedecem aos seguintes critérios:

– Inscrição dos Estudantes Ingressantes: Estudantes que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2017, devidamente matriculados, e que tenham até vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o último dia de retificação, no entanto, esses Estudantes não realizarão o Exame;

– Estudantes Concluintes dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura: Estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia de retificação;

– Estudantes Concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia: Estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2017 ou que tenham cumprido setenta e cinco por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia de retificação.

A inscrição do Estudante habilitado para o Enade deverá ocorrer independentemente de haver registro de participação em edições anteriores.

A aplicação do Enade 2017, em todas as Unidades da Federação, obedecerá ao seguinte cronograma, conforme horário oficial de Brasília-DF:

Aplicação do Exame: 26 de Novembro

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início da prova: 13h30min

 

Para outras informações e programação das atividades voltadas para o Enade, os estudantes devem procurar a coordenação do seu curso.

Compartilhe: