ESTUDE NA UNIT
MENU

Presidente da CME de Aracaju é membro da CPA Unit

A professora Maria José Guimarães Vieira é membro externo da CPA da Universidade Tiradentes e já foi presidente do CME nos anos 2009 e 2010

às 21h15
Maria José Guimarães Vieira é licenciada em pedagogia e tem mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
Maria José Guimarães Vieira é licenciada em pedagogia e tem mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
Para o presidente da CPA Unit José Adailton Barroso, a atuação da professora representante é fundamental
A professora Maria José Guimarães Vieira já foi presidente do CME nos anos 2009 e 2010, hoje assume novamente e ainda é membro da CPA Unit
Compartilhe:

No último dia 17, a representante da sociedade civil da Comissão Própria de Avaliação – CPA – da Universidade Tiradentes, professora Maria José Guimarães Vieira, foi eleita presidente do Conselho Municipal de Educação de Aracaju – CME.

Trata-se de um importante espaço de diálogo e expressão popular que auxilia a ampliar o processo de democratização social. “Entendo que numa sociedade marcada por inúmeros processos de exclusão social e por baixos níveis de participação política do conjunto da população, os Conselhos de Educação representam a garantia de um espaço público onde as políticas de educação para o município devem ser discutidas, acompanhadas e normatizadas”, avalia Maria José.

Para o presidente da CPA Unit José Adailton Barroso, a atuação da professora representante é fundamental. “Ela possui um olhar externo sobre a forma como a instituição está trabalhando à medida que possui acesso aos dados de como os serviços da Unit são prestados, além de ainda participar das reuniões com o MEC. Portanto, tem posicionamento sempre isento e focado em qualidade, o que é fundamental nesse processo de autoavaliação”, acredita.

CME

Maria José Guimarães Vieira é professora da educação básica na rede municipal de ensino de Aracaju e na rede estadual de Sergipe, já foi presidente do CME nos anos 2009 e 2010 e o assumiu novamente, priorizando como desafios o monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Aracaju; o cumprimento das funções consultivas e normativas que são de responsabilidade do Conselho; o acompanhamento da política de educação do município de Aracaju; e a defesa do direito humano à educação na perspectiva da inclusão e do respeito à diversidade.

CPA

CPA é um órgão definido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES 10861/2004 que define que cada instituição deve ter uma Comissão Própria de Avaliação e como deve ser sua composição, a incluir toda a comunidade acadêmica (com representação de técnicos, professores, alunos e etc.), além de representação da sociedade civil organizada.  Nesse caso, a representante externa é a professora Maria José Guimarães Vieira, eleita recentemente presidente do CME.

O papel da CPA é sistematizar as avaliações internas, fomentar melhoria do fazer político-pedagógico, gerar mudanças, criar cultura de avaliação e primar pela qualidade institucional. Além de servir para a gestão institucional.

Currículo

A professora da rede municipal de ensino, com mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Maria José Guimarães Vieira ainda é representante no Conselho da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju, onde exerce o cargo de Coordenadora de Gestão Educacional.

Compartilhe: