Com o tema “Educação, Informação e Comunicação”, o evento visa reunir pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação do Brasil e outros países, interessados nos estudos e discussões sobre a relação Educação e Comunicação e as consequências no processo de aprendizagem dentro do espaço escolar.
A oitava edição tem como desafio estabelecer uma interlocução entre a educação, informação e comunicação e debater temas como informação, desenvolvimento e sociedade; docência, inovação e investigação; Políticas de informação e educomunicação; Letramentos: cenários e tendências e Competências informacionais; Organização, tratamento e comunicação da informação e Educação a Distância.
“Ao longo de sua trajetória este seminário tem promovido o intercâmbio acadêmico e científico entre universidades hispânicas e brasileiras e instituições científicas, reforçando a cooperação. Essas relações promovem a compreensão mútua e criam sinergias que levam a projetos conjuntos de pesquisa, inovação ensino, publicações, mobilidade e excelência da investigação”, declara o professor doutor Ronaldo Linhares.
Como novidade, este ano o 8º SIMEDUC promove o VI Seminario Hispano Brasileño De Investigación En Información, Documentación Y Sociedad organizado pela Universidade Complutense de Madrid e a Universidade de Brasília.