ESTUDE NA UNIT
MENU

Sempesq é aberta solenemente

Prestes a completar 20 anos, a Semana de Pesquisa da Unit tem início com uma discussão sobre a matemática das coisas

às 18h40
Com a presença de professores, coordenadores de cursos, diversos alunos da instituição e convidados é aberta oficialmente a 19ª Sempesq.
A coordenadora de Pesquisa e do evento professora Adriana Carla de Lima
A coordenadora de Pesquisa e do evento professora Adriana Carla de Lima
Participação efetiva da comunidade acadêmica
A composição da mesa para abertura oficial da 19ª Sempesq
O palestrante de abertura, professor Fabiano Narciso Fernandes
Compartilhe:

Durante toda esta semana a comunidade acadêmica, especialmente os alunos de iniciação científica, encontra na programação elaborada pela Diretoria de Pesquisa da Unit uma expressiva gama de oportunidades para a discussão sobre o aprofundamento dos estudos em todas as áreas do conhecimento.

A abertura oficial da 19ª Sempesq, que este ano tem como eixo norteador o tema ‘Matemática para o desenvolvimento da ciência’, ocorreu na noite dessa segunda feira, 23, no auditório B do Bloco G, oportunidade em que estiveram presentes diversos estudiosos, entre eles o palestrante convidado para falar sobre o tema de abertura o professor da Universidade Federal do Ceará, doutor Fabiano Narciso Fernandes.

“Mostro um pouco onde está a matemática no nosso dia a dia, já que ela está presente em todos os momentos, seja na medicina, no esporte, nas engenharias, etc. A ideia é mostrar através dos experimentos que são feitos no cotidiano onde a matemática é aplicada. Ela abre uma fronteira muito grande e explica o que acontece na Química, na Física e em todas as demais áreas do conhecimento”, pondera o conferencista.

Coordenadora de Pesquisa da Unit e responsável pela organização e realização da Sempesq em sua 19ª edição, a professora Adriana Carla de Lima afirma que para atingir os objetivos propostos o evento se subdivide em diferentes fóruns de discussão, incluindo seminário de iniciação científica; seminário de iniciação e desenvolvimento tecnológico, e inovação envolvendo os bolsistas CNPq, Fapitec e Unit; seminários integrados dos programas de pós-graduação; seminário de práticas investigativas e temas livres; minicursos; feira científica e workshop em startups.

“Nas questões de pesquisas, a universidade precisa mostrar o que está fazendo em relação às questões científicas da necessidade humana. Portanto, o nosso propósito com a realização da Sempesq é de mostrar e divulgar todas as pesquisas que são realizadas na Unit e nas instituições envolvidas através da apresentação dos resultados dos programas de pós-graduação e dos cursos de graduação”, afirma a docente. Ela faz um chamamento à comunidade universitária para conhecer toda a programação da Sempesq por meio do acesso ao site. Confira!

Compartilhe: