ESTUDE NA UNIT
MENU

Noite do Jaleco em concorrida cerimônia

Já se tornou tradição, a cada início do período letivo para os alunos do curso de Medicina da Unit, a realização da cerimônia de entrega de jalecos.

às 18h32
O gesto, iniciativa da coordenação do curso com apoio das Ligas Acadêmicas, é uma demonstração de acolhimento aos novos acadêmicos que recebem dos seus pais e futuros professores um dos acessórios indispensáveis quando do exercício profissional.
Os calouros com o primeiro jaleco
Os calouros com o primeiro jaleco
A Vice-reitora adjunta Dra. Marília abre solenemente o evento
A palestrante convidada a doutora Neuza Maria Martins Amaral fala sobre a humanização na profissão
Compartilhe:

 

Por Nivaldo Menezes

Fotos: Marcelo Freitas e Luiz Dinarte

“É de praxe realizarmos na primeira semana do semestre letivo a recepção oficial dos calouros através da entrega de um jaleco onde o aluno vai utilizá-lo no decorrer do curso” explica o coordenador adjunto do curso, o médico Amaro Afrânio de Araújo Filho.

A cerimônia ocorrida na noite da última sexta-feira, 23, no auditório A do bloco G, no Campus da Farolândia, marcou a largada com nítido orgulho de 62 jovens rumo ao conhecimento por meio de um método de ensino que já se faz diferente a partir do primeiro período do curso.

O Problem-Based Learning (ou, simplesmente, PBL) representa a aprendizagem baseada em problemas e coloca o aluno em contato com pacientes desde o início do curso, estreitando a relação entre ambos e favorecendo a humanização, tema esse escolhido para a fala da conferencista da noite, a doutora Neuza Maria Martins Amaral.

“O assunto tem sido muito discutido no sentido de resgatar aquele relacionamento médico-paciente que é tão falado hoje em dia, mas que em algum momento se perdeu um pouco. Acredito até que por conta de substituições tecnológicas, uma vez que em lugar de se proceder uma anamnese bem executada, às vezes fica mais fácil solicitar um exame. Então, minha fala é no sentido de despertar nesses alunos a importância desse relacionamento”, afirma a palestrante. Ela lembra que a metodologia aplicada pela Unit trabalha desde o início com as habilidades clínicas e de comunicação.

O desejo da caloura Sabrina Laira Souza Araújo é se tornar uma profissional médica qualificada e capaz de saber lidar com os outros. “Acho que falta muito na sociedade o entendimento do outro e é isso que almejo: além do conhecimento científico, espero aprender a ter essa compreensão do meu semelhante, demonstrando carinho e respeito pelo paciente”, confessa a acadêmica.

“Esse é um momento ímpar para eles, para os pais e para nós, docentes. A entrega do primeiro jaleco representa a futura formação desses jovens e é um marco na história da família, do aluno, da instituição e do corpo docente também, pois daqui há seis anos estaremos fazendo o mesmo evento só que a colação de grau certificando a formação completa na área médica”, pondera o diretor da área da Saúde da Unit, professou Hesmoney Ramos de Santa Rosa.

“É com grande orgulho que recebemos os pais e as famílias em uma noite como essa, em que os alunos iniciam sua trajetória na área médica”, complementa a vice-reitora adjunta da Unit, doutora Marília Cerqueira Uchôa Santa Rosa.

Acesse aqui e veja diversas fotos que registram o evento.

Compartilhe: