ESTUDE NA UNIT
MENU

Membros de entidade europeia realizam segunda visita à Unit  

De 10 a 12 de setembro, a Universidade Tiradentes recebeu representantes de universidades de cinco países ligadas à European University Association (EUA)

às 22h55
Membros da comissão da European University Association
Membros da comissão da European University Association
Membros visitaram diversos setores da instituição
Comissão europeia é formada por reitores e ex-reitores de universidades europeias
Reitor Jouberto Uchôa recebeu comissão
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes acaba de dar mais um grande passo rumo à internacionalização diante dos processos acadêmicos. Entre os dias 10 e 12 de setembro, a Unit recebeu a segunda visita da comissão da European University Association, por meio do Institutional Evaluation Programme (Programa de Avaliação Institucional). Composta por reitores e ex-reitores de universidades europeias, os membros visitaram diversos setores da instituição de ensino e do Instituto de Tecnologia e Pesquisa. O ciclo é dividido em três etapas: autoavaliação, avaliação e finalizado com a recomendação.

O processo de Certificação Europeia de Garantia da Qualidade do Ensino Superior é realizado em três etapas e foi iniciado no início do ano com a primeira visita dos representantes de universidades de cinco países – Letônia, Romênia, Inglaterra, Noruega e Portugal. No encontro desta semana, além de reuniões, os membros conheceram de perto como a extensão da Unit está estruturada, visitando o Centro de Saúde Ninota Garcia (educação básica a jovens e crianças do Bairro Industrial) e as clínicas de Psicologia, Fisioterapia e Odontologia. No primeiro momento, em abril, os avaliadores estiveram reunidos com pró-reitores, servidores e representantes da sociedade civil.

Diante dos serviços de qualidade prestados e acessibilidade à comunidade, o compromisso social da Universidade Tiradentes foi destaque diante do olhar dos avaliadores. “Essa é uma prática pouco aplicada pelas instituições que a comissão já avaliou pelo mundo, e praticamente nunca visto em universidades privadas de toda a Europa”, salienta um dos membros da comissão europeia, professor da Universidade do Porto, José Antônio Cabral.

Com a certificação, a Universidade Tiradentes se posicionará cada vez mais próxima das tradicionais instituições de ensino superior da Europa. A Unit é a primeira instituição de ensino superior particular do Brasil a buscar a Certificação Europeia de Garantia da Qualidade do Ensino Superior. “O destaque da nossa qualidade perpassa por todos os âmbitos, seja na pesquisa, ensino e extensão, se consolidando com a nossa missão de inspiração para o futuro. Assumimos um compromisso e responsabilidade com o desenvolvimento e transformação social e, com isso, queremos continuar com o nosso trabalho e reconhecimento da excelência dos nossos serviços educacionais”, enfatiza o superintendente geral do Grupo Tiradentes em exercício, Saumineo Nascimento.

O trabalho da comissão será finalizado em um mês, quando encaminhará considerações finais à instituição de ensino. Em 40 países, somente 300 avaliações foram realizadas pela entidade europeia.

Internacionalização

A busca pela Certificação Europeia de Garantia da Qualidade do Ensino Superior é o segundo grande passo do processo de internacionalização da Universidade Tiradentes. A primeira iniciativa veio com a implantação, no ano passado, do Tiradentes Institute, no mais importante centro de ensino superior do mundo, Boston, em Massachusetts.

 

 

Compartilhe: