‘O farmacêutico e as ações multiprofissionais na saúde contemporânea’ é o tema em destaque na décima segunda edição da Jornada Farmacêutica que também traz o 5º Encontro de pesquisa e extensão de Farmácia. Ao longo da semana, estudantes e profissionais debateram as possibilidades de atuação do profissional em diversos campos da área, equipes multiprofissionais, toxicologia forense, nutracêuticos, uso racional de medicamentos e muitos outros.
“O farmacêutico é um indivíduo multiprofissional por ter essa abrangência na formação e por interagir com profissionais de outras áreas da saúde. E pensando em contemplar este tema, trouxemos profissionais que atuam em áreas distintas”, observa a coordenadora do curso de Farmácia Dr.ª Sandra Sueli Chan.
Entre os profissionais convidados para a Jornada, destaque para o farmacêutico especialista da Universidade de Campinas (Unicamp-SP) Fernando Antônio Antunes de Oliveira, do Dr. José Augusto Cabral de Barros da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o doutor em Ciências da Saúde do Núcleo de Pós-Graduação em Medicina da Universidade Federal de Sergipe, Alfredo Dias de Oliveira Filho. Com ênfase na atuação da equipe multiprofissional no diagnóstico e tratamento da hipertensão resistente, o Dr. Alfredo Dias Filho ressaltou a importância de se trabalhar com uma equipe multidisciplinar para o diagnóstico e tratamento adequado dos pacientes.
O evento – dividido em palestras, mesas-redondas e minicursos – se encerra nesta sexta-feira, 16 de maio, com a palestra ‘Ação Multiprofissional x Atuação do Farmacêutico na Vigilância Sanitária’, no auditório da Reitoria, e com o minicurso ‘Uso Racional de Medicamentos’, que será ministrado no miniauditório da biblioteca.
Confira aqui a programação da 12º Jornada Farmacêutica.
Foto: Marcelo Freitas