ESTUDE NA UNIT
MENU

A inovação na educação

Com o tema “Redesenhando a educação no século XXI”, o Fórum Educacional Tiradentes discutiu as metodologias ativas e o ensino híbrido no contexto da cultura digital

às 14h03
Com o objetivo de desenvolver a formação continuada do corpo docente e de gestores educacionais para instituir e reforçar práticas acadêmicas, o Grupo Tiradentes realizou a primeira edição do Fórum Educacional nos dias 18 e 19 de setembro, no Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes. O evento contou com transmissão ao vivo para o Centro Universitário Tiradentes – Unit AL – e para a Faculdade Integrada de Pernambuco – Facipe.
Compartilhe:

Na programação, palestras e oficinas que integraram discussões quanto ao protagonismo dos estudantes no desenvolvimento de suas competências e o incentivo para utilização de ferramentas e metodologias diferenciadas no processo de ensino e aprendizagem.

Entre os renomados profissionais presentes no encontro, a doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, professora Lilian Bacich, abordou a temática “Metodologias ativas e Ensino Híbrido no contexto da cultura digital”. A docente tem grande experiência na graduação e na pós-graduação em disciplinas relacionadas à Psicologia da Educação e a aplicação pedagógica das tecnologias digitais.

“As metodologias ativas tem sido o foco da educação na atualidade. A educação que vem sendo desenhada durante tanto tempo não está transformando este aluno em um cidadão mais autônomo. A nossa ideia foi trazer esta temática no sentido de que temos que inserir o aluno no centro do processo sendo o protagonista. O envolvimento desse estudante é imprescindível como alguém que constrói seu próprio conhecimento e que pode traçar um caminho de sucesso tanto no campo profissional quanto pessoal”, comenta a doutora Lilian.

“O Grupo Tiradentes já tem como característica a inovação nos processos pedagógicos. Nesta oficina fizemos com que os participantes vivenciassem experiências, como papel de aprendiz para que possam enxergar o potencial nos alunos e levar para sala de aula”, acrescenta.

O Fórum Educacional Tiradentes foi idealizado pela Superintendência Acadêmica do Grupo Tiradentes por meio da Diretoria de Planejamento e Qualidade Acadêmica. O evento integrou docentes de todas as áreas nas modalidades presencial e EAD e compõe os esforços institucionais na direção da melhoria do processo pedagógico, com foco na aprendizagem e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, diante de uma realidade caracterizada por mudanças exponenciais.

“A inovação pulsa dentro do Grupo Tiradentes. Por este motivo sempre buscamos compartilhar experiências com outros profissionais do país para que possamos cada vez mais fortalecer essa cultura de inovação, sobretudo, dentro da sala de aula porque é lá principalmente onde ocorre o nosso processo de aprendizagem”, declara a gerente acadêmica de EAD, professora Karen Sasaki.

“Acredito que o professor é o principal sujeito do processo de aprendizagem dos nossos alunos. Quanto mais a gente consegue refletir, investir no professor, em qualificação e atualização, em trazer novas experiências, tudo isso influencia e agrega valor a esse processo formativo do próprio professor. O processo de ensinar e aprender tem sido repensado através desses intercâmbios com outras experiências”, finaliza a gerente.

Compartilhe: