ESTUDE NA UNIT
MENU

Sempesq: encerramento é marcado pela Premiação de Iniciação Científica

Alunos dos programas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação receberam o certificado pelos trabalhos premiados.

às 19h41
A palestra Educação, Tecnologias e Inovação para Redução das Desigualdades, foi ministrada pelo professor Dr. Djalma Rodrigues Lima Neto da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
A palestra Educação, Tecnologias e Inovação para Redução das Desigualdades, foi ministrada pelo professor Dr. Djalma Rodrigues Lima Neto da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Compartilhe:

Por Thamara Mallena e Raquel Passos

O encerramento da 20ª Semana de Pesquisa (Sempesq) da Universidade Tiradentes aconteceu no último dia 26 com palestra que abordou o tema central do evento: “Educação, Tecnologias e Inovação para Redução das Desigualdades”. Ao final, a premiação de Iniciação Científica que tem o objetivo de destacar os discentes que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Unit (PIBIC/CNPq/FAPITEC;PROBIC/Unit).

Essa premiação se baseia no desenvolvimento adequado da pesquisa, bem como no desempenho do aluno na Semana de Pesquisa (Sempesq), é um momento especial onde ele apresenta para a comunidade acadêmica os resultados de um ano de trabalho, este ano também foi entregue uma menção honrosa aos trabalhos apresentados na modalidade de Temas Livres.

Na ocasião, 35 trabalhos foram premiados e as pesquisas foram desenvolvidas nas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, professora Juliana Cordeiro, contou que o evento deste ano foi uma semana de inclusão, rica em atividades e que todas as expectativas foram alcançadas. “Foi maravilhoso! Cada ano sinto que estamos avançando. Fazer parte de um evento que estimula o aluno a fazer pesquisas, a estudar, refletir sobre os problemas da sociedade e seguir em frente é muito recompensador”, afirma.

Confira os resultados da premiação Sempesq para iniciação científica e temas livres.

Palestra

A palestra ‘Educação, Tecnologias e Inovação para Redução das Desigualdades’ foi ministrada pelo professor Dr. Djalma Rodrigues Lima Neto da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele acredita que a Sempesq estimula os jovens a fazer pesquisas e trabalhos importantes para o desenvolvimento da sociedade.

“Uma Universidade de verdade se faz com ensino, pesquisa e extensão. Vivemos tempos difíceis, em que pesquisas estão sendo cada vez menos valorizadas, uma semana intensa com tantos trabalhos importantes é motivo de comemoração”, diz.

Eduardo Melo, aluno do 6º período do curso de Estética e Cosmética, contou que esta é a terceira edição da Sempesq que ele participa e que todos os anos ele aprende algo que acrescenta na vida acadêmica. “A Sempesq sempre acrescenta algo ao aluno, estou muito satisfeito com as palestras que assisti e os minicursos que fiz”, destaca.

20ª Sempesq

Durante cinco dias, a programação da Sempesq deste ano incluiu seminários de Iniciação Cientifica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, seminários integrados dos Programas de Pós-Graduação, minicursos, workshops e startups.

A programação envolveu alunos, professores e convidados, dentre eles, palestrantes internacionais como o professor de educação e reitor da Faculdade de Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Massachusetts, Joseph Berger e o professor associado do Departamento de Engenharia Química da Massachusetts Institute of Technology (MIT), Bradley Olsen.

A Sempesq é um evento anual da Universidade Tiradentes focado em estudo e pesquisas, e dá a oportunidade ao corpo discente de conhecer as diferentes vertentes desses estudos e se envolver nessas pesquisas.

 

Compartilhe: