A Rua do Turista, localizada no Centro de Aracaju, é conhecida por reunir diversos artesanatos da cultura sergipana. Nesta sexta-feira, 23 de maio, o local recebeu um encontro inusitado. Acadêmicos do curso de Letras Português/Espanhol EAD do polo Aracaju/Centro da Universidade Tiradentes organizaram uma grande exposição cultural do município de Laranjeiras. Intitulada 2ª Mostra de Literatura e Manifestações Culturais de Laranjeiras, o evento reuniu diversos artistas e artesãos sergipanos.
“A Mostra é um projeto de conclusão de curso da nossa turma e tem o objetivo de disseminar a cultura laranjeirense e a do nosso Estado. A cultura é a história de um povo antepassado e é necessário mantermos para as futuras gerações”, explica o acadêmico do 6º período, Marcelo dos Santos, um dos 23 estudantes responsáveis pela atividade.
A escolha do espaço para realização da Mostra não foi aleatória. Segundo o acadêmico, o lugar possibilita reunir pessoas de vários locais. “Escolhemos a Rua do Turista por ter estudantes, turistas, moradores e outros frequentadores”, explica Marcelo.
Escritores locais, artesanatos, livros, escultores, exposição de banners contando sobre a história e economia do município, integraram a programação da Mostra. Os grupos folclóricos Reisado Bom Jesus dos Navegantes, Guerreiro do Bom Jesus e samba de roda também chamaram a atenção do público com suas roupas coloridas e cheias de adereços.
Suelen Monteiro Araújo ficou encantada com a exposição e aprova a iniciativa do grupo de alunos. “É muito importante para a cultura sergipana”, afirma a estudante. O agente penitenciário Gerson Vicente também acredita que a ação dos universitários estimula a população a conhecer mais a cultura do Estado. “É um resgate às manifestações da cidade de Laranjeiras e é muito interessante valorizar a nossa cultura”, reforça Gerson.
Fotos: Marcelo Freitas