ESTUDE NA UNIT
MENU

Retrospectiva 2018: Unit é destaque nacional e internacional

Nota máxima no MEC foi uma das conquistas para a Unit, que este ano ainda estreitou laços com o mundo, avançando seu processo de internacionalização

às 14h49
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Durante todo o ano de 2018, a Universidade Tiradentes – Unit – direcionou seus esforços em prol da Educação Superior de qualidade e foram destacados das mais variadas formas. Nesta retrospectiva, traremos apenas algumas delas, seja com o reconhecimento do MEC como única instituição de Sergipe nota máxima nos indicadores de qualidade oficiais; com a Certificação Europeia de Garantia da Qualidade do Ensino Superior, validada por entidade internacional; ou com o título mundial de Universidade Referência – Google for Education conquistado agora em dezembro.

Mas até alcançar esses grandes feitos, toda comunidade acadêmica da Unit atuou fortemente, realizando iniciativas que sustentam o tripé de aprendizagem, com ações cada vez mais inovadoras voltadas à sociedade com práticas de extensão, pesquisa e ensino. Com isso, representantes internacionais começaram a enxergar a Universidade Tiradentes como uma grande potência da Educação Superior não somente no Brasil, mas no mundo. Esse movimento deu ainda mais força para a internacionalização da Instituição de Ensino Superior (IES) sergipana, que passou a receber e enviar professores e estudantes para o mundo.

Para se ter ideia, em janeiro de 2018, um grupo de alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos – PEP – da Unit tiveram a oportunidade de associar a teoria à prática durante a 5ª Escola de Verão de Eletroquímica da Universidade de Santiago de Chile – USACL –, instituição classificada como a 16ª na lista das melhores da América Latina em 2018, segundo o Ranking Quacquarelli Symonds (QS).

O processo de internacionalização da Unit ganhou força neste ano. Representantes de universidades de cinco países ligadas à entidade europeia European University Association (EUA) – há 20 anos creditando a qualidade de universidades pelo mundo – visitaram a Unit em abril e setembro. A IES sergipana é a primeira particular do Brasil a buscar a Certificação Europeia de Garantia da Qualidade do Ensino Superior, validada pela EUA.

“Isso pode significar que os processos da Unit poderão se equiparar com os de IES mais renomadas do mundo, facilitando, portanto, mobilidade acadêmica internacional de sergipanos fora do Brasil e receberemos mais estrangeiros em Sergipe”, conta o assessor de projetos de internacionalização do Grupo Tiradentes, professor doutor José Fernandes de Lima.

Retrospectiva

Após seis meses da instalação do Tiradentes Institute no mais importante centro de ensino superior do mundo, em Boston, nos Estados Unidos, a Unit escreveu mais um capítulo relevante nessa história. Em junho, a IES sergipana firmou um acordo de cooperação acadêmica internacional com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT (Massachusetts Institute of Technology), referência de qualidade em ciência e tecnologia em todo o mundo.

A jovem norte-americana, Alexis D’Alessandro, estudante de Engenharia Mecânica, com foco em sistemas de água e energia, do MIT, esteve em Aracaju, em agosto, por conta do relacionamento estabelecido entre as instituições, por meio do programa MIT Brasil, para o desenvolvimento de ações acadêmicas mútuas. Alexis realizou pesquisa sobre sistemas de água em Sergipe com o suporte da Unit e ainda teve a oportunidade de ministrar aula de inglês básico para as crianças do 5º ano do Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia, da Unit, localizado no bairro Industrial. “Na oficina, ensinei expressões de rotina, como bom dia e obrigada, sempre com jogos de interação. Fiquei satisfeita com o resultado, são crianças ativas, ficaram muito animadas, queriam aprender mesmo”, celebra.

Em paralelo, a reitora associada e diretora de programas globais da UMass Boston (EUA), Cheryl Nixon, esteve pela primeira vez no Brasil, mais precisamente em Aracaju (SE). O objetivo de sua visita foi conhecer as instalações e a estrutura organizacional do maior campus da instituição sergipana, o Unit Farolândia. Na agenda, aconteceram reuniões e encontros com professores e coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação sob o tripé ensino, pesquisa e extensão.

“O futuro dessa parceria é incrível! Existe muita força de vontade e a energia contagiante dos alunos e professores aqui na Universidade Tiradentes que levarei para a UMass Boston! Tive diversas reuniões e encontros em setores diferentes e sobre inúmeras áreas do conhecimento. É animador para a UMass saber que existem diversas possibilidades de intercâmbio com a Unit, pois percebi como tudo é organizado e funcional por aqui. A estrutura também é toda muito bem pensada para se adquirir elevados resultados e alta qualidade de ensino”, considerou Nixon.

Outro ponto a destacar no cenário internacional aconteceu em junho, quando o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, foi recebido na Unit pelo reitor, professor Jouberto Uchôa. A autoridade estrangeira apresentou um protocolo de intenções de relacionamento entre Israel e Brasil, especialmente na área científica, e a Unit Sergipe entrou na programação de visitas devido sua relevância em tecnologia, pesquisa e ensino superior, primordial para futuros projetos que os países possivelmente farão.

MEC

A cada cinco anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep – realiza o recredenciamento institucional em Instituições de Ensino Superior no Brasil. Na primeira semana de maio, a comissão de avaliação externa do Ministério da Educação – MEC –, esteve na Unit e o resultado foi de excelência máxima com a nota 5 (cinco). Para isso, aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente foram levados em conta, além do Plano de Desenvolvimento Institucional (2018 a 2022) da Unit e todos seus requisitos legais e normativos.

Este título inédito para IES particular em Sergipe reflete iniciativas como a retomada do Financiamento Estudantil – FIES –, ocorrida em fevereiro. Para isso, a Unit firmou convênio de cooperação técnica e financeira com o Banco do Nordeste do Brasil – BNB –, estabelecendo a segunda modalidade do novo FIES, subsidiando até 80% do valor da mensalidade.

Ampliando o acesso à universidade, o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, acredita na elevação da autoestima e qualidade de vida da população. “Essa é uma ação que dignifica o país. Acreditamos que mais pessoas podem realizar seus sonhos profissionais e pessoais, contribuindo não apenas para o futuro da Educação, mas do Brasil”, considera Uchôa.

Unit Esportes

O ano de 2018 também foi de valorização do esporte como ferramenta transformadora dentro e fora dos muros da Universidade. Em março, a Unit foi palco do mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo: o Circuito Brasil Loterias Caixa 2018, etapa regional Norte-Nordeste. Cerca de 800 atletas percorreram a Vila Olímpica da Unit, um dos melhores complexos esportivos do Nordeste, com certificação pelo International Association of Athletics Federations – IAF –, órgão internacional de atletismo.

Na ocasião, alunos de Educação Física e Fisioterapia acompanharam de perto o dia a dia dos centenas de paratletas que competiram em três modalidades. “Uma oportunidade de ouro para aprimorar os conhecimentos e ainda ser voluntário em um evento grandioso”, disse o aluno de Educação Física Carlos Júnior.

Para ampliar o acesso ao esporte e envolver todo corpo discente da instituição, aconteceram os Jogos Internos da Unit com 13 modalidades. “Queríamos que lembrassem como é bom praticar esportes, independente do curso que o aluno esteja fazendo, esporte é essencial, faz bem à saúde e as pessoas se integram para dar sempre o melhor de si”, lembra o coordenador de esportes da Unit, professor Walter Thiessen. Os Jogos Internos da Unit foram realizados em novembro e o curso de Engenharia conquistou o maior número de medalhas nesta edição.

Extensão

O Dia da Livre Iniciativa, ação social da Unit, reuniu professores e alunos de diversas graduações presenciais e EAD para oferecer, gratuitamente, mais de 30 serviços básicos de atenção à saúde e cidadania para cerca de duas mil pessoas. A 12ª edição aconteceu em setembro, na Praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados municipais Albano Franco e Thales Ferraz, no centro de Aracaju. Cerca de duas mil pessoas foram atendidas.

Pesquisa

Os editais para interessados no processo seletivo para mestrado e doutorado em Engenharia de Processos; Educação; Biotecnologia Industrial; Saúde e Ambiente; e Direitos Humanos ficaram disponíveis para inscrições a partir de novembro. Todos os programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) da Unit Sergipe são recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes –, órgão que regulamenta a pós-graduação no Brasil. O diferencial é que todos os programas com doutorado têm nota 5 Capes, que significa nível de excelência nacional. O programa de Direitos Humanos, com apenas um ciclo avaliativo, já possui nota 4, o que representa desempenho muito bom, se destacando no cenário regional.

Futuro da Educação

A Universidade Tiradentes deu mais um passo rumo ao ensino superior integrado com a tecnologia: foi reconhecida mundialmente pelo programa Universidade de Referência – Google for Education, iniciativa da Google que reconhece transformações culturais na educação superior. A solenidade ocorreu no escritório do Google Brasil, em São Paulo, no último dia 06, e reuniu o professor e reitor da Unit, Jouberto Uchôa, técnicos da Instituição, representantes do Google e de empresas parceiras.

O programa Universidade de Referência – Google for Education, reconhece transformações culturais na educação superior e a Unit é a primeira do mundo a conquistar este título. “Quando a gente começou essa jornada, não sabíamos que iríamos chegar tão longe, muito menos nesse prêmio. Nosso objetivo é fazer com que todos tenham acesso à educação e essa história começou fazendo com que cada aluno e cada professor escolhesse a ferramenta. Quando a gente vê as histórias de sucesso, a gente vê que o ensino à distância e o uso de tecnologia no ensino presencial faz um grande diferencial. Sinto-me realizado porque estou aqui representando um grupo de pessoas”, disse o diretor de inteligência competitiva do Grupo Tiradentes, professor Domingos Machado.

Compartilhe: