Há mais de dez anos a Universidade Tiradentes, através do Programa Unit Portas Abertas, recebe a visita de alunos de escolas do ensino médio para conhecer a estrutura e os mais de 50 cursos nas áreas da Saúde, Humanas, Exatas e Tecnológicas, ofertados pela instituição. Só este ano, centenas de adolescentes já participaram do Programa e assistiram a palestras com profissionais de diversas áreas do conhecimento para esclarecer dúvidas sobre profissões e o mercado profissional. Para encerrar as atividades do Programa neste semestre, a equipe do Portas Abertas recepcionou aproximadamente cem alunos do Instituto Luciano Barreto Junior no Campus Aracaju Farolândia na sexta-feira, 30 de maio.
Na visita, os estudantes conheceram os laboratórios da Saúde, o Complexo de Comunicação Social, Centro Gastronômico, Vila Olímpica e toda a estrutura oferecida aos acadêmicos no Campus Farolândia. Pela primeira vez, Anne Cardine dos Santos Couto conhece a instituição. Para ela, esta é uma boa oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre qual curso fazer. “Estou em dúvida entre Odontologia e Nutrição. E aqui posso esclarecer minhas dúvidas. Gostei muito das coisas que vi sobre Nutrição”, destaca a estudante.
Segundo uma das responsáveis pela realização do Programa, Jennyfer Thaynara da Silva, o Unit Portas Abertas funciona como uma ponte entre a comunidade e a instituição para facilitar a escolha desses alunos sobre a futura atuação profissional. “A proposta da visita dos alunos do Instituto Luciano Barreto Junior surgiu ano passado durante a realização da Feivest pelo educador social André Luiz. Aqui eles têm uma integração maior. É o momento em que saem da sala de aula para vivenciar o que é a universidade”, observa.
A visita dos estudantes foi acompanhada pelos educadores sociais da disciplina Cidadania e Trabalho, André Luiz Alves e Reyne Ribeiro. “Tudo o que eles vivem no Instituto, eles aliam teoria à prática. Prezamos pelo empenho, desenvolvimento intelectual e os projetamos para o mercado de trabalho. Na Unit, através da visita, eles vislumbram e se descobrem no ambiente profissional”, acredita o educador André Luiz.
O estudante Endeio Assis da Silva também ficou satisfeito com a visita. “Achei muito bom essa proposta de levar o estudante para conhecer os cursos. Assim podemos decidir em que área atuar”, observa Endeio decidido por Engenharia Mecânica.
Após a visita para conhecer a estrutura do Campus e palestra ministrada pelo coordenador do curso de Direito, professor Eduardo Macedo, os alunos ganharam brindes e confraternizaram com um lanche.
O Programa Unit Portas Abertas retornará as atividades de visitação, orientação vocacional e palestras no início de agosto.
Fotos: Marcelo Freitas