ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Mentoria do curso de Direito realiza primeiro encontro com calouros

Novos alunos de Direito são recebidos pelos veteranos que já conhecem a estrutura e processos do curso e compõem o projeto Mentoria

às 22h43
Alunos veteranos são mentores do curso de Direito
Alunos veteranos são mentores do curso de Direito
Calouros são recebidos com acolhimento de veteranos
Coordenadora do Projeto Mentoria, professora Janilce Domingues
Compartilhe:

Por Gilmara Costa

Novos alunos de Direito são recebidos pelos veteranos que já conhecem a estrutura e processos do curso e compõem o projeto MentoriPor Gilmara Costa

Calouros do curso de Direito (vespertino) da Universidade Tiradentes (Unit) participaram hoje, 18, do primeiro encontro do Projeto Mentoria, realizado na instituição de ensino desde 2017 com o objetivo de promover acolhimento dos novos alunos e apresentar as múltiplas possibilidades de aprendizagem para formação superior de excelência – incluindo as atividades de extensão, projetos e pesquisas.

No encontro, os 18 mentores se apresentaram e deram as boas-vindas a todos. A coordenadora do Projeto Mentoria, professora Janilce Domingues, destacou a importância da vivência com alunos veteranos na exploração da estrutura física e também de possibilidades disponíveis aos alunos da Unit. “Esse é um momento de interação entre vocês que estão chegando e os nossos alunos veteranos e mentores, supervisionados pelas professoras Claudia Laís, Marta Franco e Tatiana Carvalho. Todos irão ajudar os calouros a descobrir todas as portas e janelas do conhecimento da universidade, as ferramentas de ensino e também vão colaborar bastante na socialização, fortalecendo e criando laços de amizade. Aproveitem essa oportunidade e sejam bem vindos à Universidade Tiradentes”.

Mentora desde 2018, a aluna do 9º período Cinthia Costa conta que quando o projeto foi iniciado no Campus Farolândia, ela já estava quase na metade do curso, mas seu amigo era mentor à época e lembrou o quanto foi importante para ela. “Nivaldo Souza me ajudou bastante e desde o ano passado que sou mentora. O projeto é um acolhimento aos alunos que chegam, muitos acabaram de sair do ensino médio e a gente os auxilia, mostrando as atividades, e como acessar todas as possibilidades de conhecimento para que eles aproveitem ao máximo e saiam daqui profissionais preparados para encarar o mercado de trabalho; e competir com os melhores, pois a Unit oferece muitas oportunidades dentro e fora da sala de aula”, afirmou.

Atividades de extensão, setores de atendimento, salas de estudos, incentivo à pesquisa e ações recreativas são algumas das atribuições dos mentores que se disponibilizam a atender as necessidades dos calouros, desenvolvendo ações que contribuem para o início de uma vida acadêmica com tranquilidade e acolhimento.

“Os mentores são amigos dos recém-chegados à universidade e que, diariamente, realizam encontros, conversas, visitas aos fóruns, aos espaços da instituição que podem ser explorados, mostram as nossas pesquisas, ouvem e buscam atender às necessidades dos calouros. No ano passado, por exemplo, uma grande atividade de sucesso desenvolvida por eles foi os encontros para revisão das provas, em parceria com os professores das disciplinas”, disse a professora Cláudia Laís.

Compartilhe: