ESTUDE NA UNIT
MENU

Unitmed realiza primeiro atendimento na UDA

Profissionais da Unidade de Drenagem e Abcesso do centro de especialidades Unit recebe paciente para tratar úlcera por pressão. Tratamento começou nessa sexta-feira, 10 de maio.

às 14h43
Compartilhe:
Unitmed recebe primeira paciente na UDA

Unitmed recebe primeira paciente na UDA

Desde novembro de 2012, a paciente Maria Altair Almeida Santos tenta se recuperar de uma úlcera por pressão – ferida causada pela constante pressão da pele ao tecido. A moradora do município de Nossa Senhora da Glória apresentou o quadro após ficar um período internada na UTI de um Hospital particular da capital sergipana.  Há seis meses, a família tenta inúmeras tentativas para ajudar na recuperação de Maria Altair. Através do filho mais velho da paciente, ela conseguiu contato com os professores médicos do Unitmed para dar início a um novo tratamento na clínica de especialidades da Unit a partir deste mês de maio, cujo atendimento foi realizado na última sexta-feira, 10.

Maria Altair foi a primeira paciente a ser atendida na Unidade de Drenagem e Abcesso – UDA – do centro de especialidades. A paciente iniciou o tratamento acompanhado de Nutricionista, Fisioterapeuta e diversos outros especialistas. “Hoje uma equipe multiprofissional vai atender a paciente, pois nós temos a comissão de feridas composta por médicos infectologista, nutricionista, enfermeiro, técnico de enfermagem, médico vascular, fisioterapeuta e médico vascular”, informa a coordenadora de Enfermagem do Unitmed, Dayse Marques.

O centro de especialidades é um dos únicos no Estado a possuir atendimento nesta área. A sala é equipada com aparelhos de última geração e preparada para receber pacientes com curativo contaminado, como por exemplo, pacientes com úlcera de pressão, úlcera vasculogênica e com úlcera no pé diabético. “Iremos acompanhar a evolução da Maria Altair para obter um bom resultado, pois ela ficou muito tempo acamada e a ferida necrosou”, completa a coordenadora.

Outro fator importante no tratamento e melhora da paciente é a junção de profissionais de áreas diferentes. Na oportunidade, o coordenador do curso de Nutrição Hugo Xavier, também acompanhou a paciente. “Através da avaliação realizada hoje, desenvolveremos na prática o trabalho multidisciplinar o mais precocemente, para que a resposta dela seja o mais breve possível”, informa o nutricionista.

Segundo coordenadora Dayse Marques, paciente será acompanhada por diversos especialistas

Segundo coordenadora Dayse Marques, paciente será acompanhada por diversos especialistas

Com a atuação de vários profissionais no tratamento, Robson Almeida Santos, filho da paciente, acredita na recuperação mais rápida da sua mãe. “Aqui existe uma equipe médica com todas as especialidades que ela está precisando. Espero agora saber o real motivo que levou ela ficar assim e que ela volte a andar”, almeja Robson Almeida Santos.

Unitmed

Centenas de atendimentos são realizados desde fevereiro no centro de especialidades da Universidade Tiradentes. Dentre os serviços oferecidos estão Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Ginecolologia, Hematologia, Infectologia, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia, Raio X e Mamografia.

Para o coordenador do Unitmed Aderbal Francisco Junior, a receptividade dos pacientes com o trabalho desenvolvido na clínica está sendo positiva nestes primeiros meses. “Os profissionais que atendem aqui são os mesmos que atendem nas clínicas e hospitais de fora. As pessoas estão satisfeitas com nosso trabalho”, avalia o coordenador.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: