Por Raquel Passos
O 13º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional – Fopie – acontecerá nos próximos dias 3 e 4, contemplando cerca de 200 profissionais da educação básica e superior, teóricos e educadores do Brasil e outros países. Com o tema “Ensino e aprendizagem para o século XXI: a formação docente na era digital”, o evento proporcionará espaço de discussões sobre a educação brasileira, com amplo debate sobre o uso das tecnologias e as exigências atuais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com a organizadora do evento, professora Andrea Karla, a premissa que sustenta a edição 2019 do FOPIE é a contribuição da formação do professor para a elevação da qualidade da educação básica, incluindo a cultura digital.
“Dada a importância do tema, os professores são convidados a renovar suas práticas em sintonia com as plataformas digitais, com ações que promove o trabalho coletivo, trabalhando a diversidade e a compreensão da gestão educacional na perspectiva interdisciplinar”, informa.
Dentre as temáticas que serão debatidas, estão ‘Robótica educacional’; ‘BNCC e as dez competências para educação’; ‘A Formação do Professor pelas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério’; e ‘Aprendizagens Infantis na cultura digital em contextos multimodais de interação e socialização’.
Para inscrições e mais informações, acesse este site.