A fim de avaliar o desempenho do estudante em relação aos conteúdos programáticos durante a graduação, o Ministério da Educação realiza anualmente o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade. E para preparar melhor este estudante, a Universidade Tiradentes, através da gerência do Enade, realiza o ‘Simuladão Enade’. Este ano a prova aconteceu em maio e mais de 380 acadêmicos de 15 cursos participaram do exame na instituição.
“Realizamos o simulado com o objetivo de identificar as potencialidades e o que é preciso melhorar para sabermos como está o nosso alunado em relação aos conteúdos administrados em sala de aula. Nesta edição tivemos 388 alunos participantes”, explica a professora Andréa Karla Nunes da gerência do Enade na Unit.
Para estimular a participação dos universitários, a cada ano a gerência premia os melhores colocados no simuladão. Desta vez os destaques foram Alan Cesar Campos do curso de Educação Física, Isis Bacelar Araújo de Ciências Biológicas e Carolina Almeida Campos de Arquitetura e Urbanismo. Os três conquistaram, respectivamente, as primeira, segunda e terceira colocações e foram premiados com um Ipad. A entrega dos prêmios foi feita por representantes das coordenações, da Superintendência Acadêmica e Diretoria de Graduação nessa quinta-feira, 26 de junho, no Campus Farolândia.
“O acadêmico tem que estar presente em tudo e não se limitar apenas a relação sala de aula. Queremos uma aproximação cada vez maior com este estudante e o simuladão é uma dessas ações. Através dele sabemos como o aluno está academicamente e podemos realinhar nossa prática pedagógica”, observa a diretora de Graduação da Unit, professora Arleide Barreto.
PREMIADOS
Com 766,36 pontos o acadêmico do 6º período Alan Cesar Campos foi destaque entre os estudantes. Para ele o bom desempenho no exame é o início para uma carreira de sucesso. “Educação Física é uma área rica e está precisando de profissionais comprometidos e qualificados. E o que mais me motivou a participar foi a possibilidade de saber o quanto acumulamos conhecimento durante a trajetória do curso e o quanto ainda tenho que melhorar. Como quero traçar um caminho de grandes vitórias na profissão, o exame é apenas o começo”, salienta o primeiro colocado do Simuladão. “Esperamos que Alan sirva de exemplo para os outros colegas. É que o estudante saiba que quando ele se empenha é possível atingir excelentes colocações em exames nacionais e concursos”, salienta o coordenador de Educação Física, professor Silvio Gusmão de Holanda.
Para as segunda e terceira colocadas no simuladão, Isis e Carolina, respectivamente, o bom resultado também contribui para a melhoria dos conceitos dos cursos na instituição. “Fazendo o simulado ficamos mais tranquilos em relação a prova e contribuímos com a melhoria dos conceitos dos cursos na universidade”, afirma Isis Bacelar.
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes será realizado no dia 23 de novembro de 2014.
Fotos: Marcelo Freitas