ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes de Psicologia recebem orientações sobre procedimentos éticos, regulamentação e atuação prática

O módulo do Curso Introdutório ao Estágio Específico possibilita ao aluno da Unit iniciar a profissionalização ainda na academia

às 15h39
Talita Costa, Naldson Melo, Marcela Flores, Jamile Figueiredo, Jaqueline Caldeira, Lidiane Drapala, Vanessa Ramalho
Talita Costa, Naldson Melo, Marcela Flores, Jamile Figueiredo, Jaqueline Caldeira, Lidiane Drapala, Vanessa Ramalho
Compartilhe:

Em cumprimento a uma atividade curricular, discentes do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes-Unit, participaram durante uma semana do treinamento para Estágio Específico I e II. O curso é para alunos do 9º e 10º períodos que passam por 20 horas de aprendizado antes de iniciar o atendimento na Clínica Escola da Unit.

O encontro com membros do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe – CRP19 aconteceu dia 29 de janeiro. “Estar diante dos membros do CRP, inclusive com a participação inédita do presidente do Conselho, fez os alunos se sentiram especiais. A sensação foi de acolhimento por estarem diante dos membros da Comissão de Orientação e Fiscalização e terem respostas tão seguras para as dúvidas e os dilemas que eles têm com relação ao futuro profissional”, disse a professora preceptora Jamille Figueiredo. 

“O Conselho prima por essa aproximação com os futuros profissionais. São alunos dos últimos períodos do curso e que no próximo ano, provavelmente, estarão no mercado de trabalho, oferecendo seus serviços à sociedade. Com esse trabalho de orientação, um dos pilares do Conselho, oferecemos ao acadêmico mais informações e, à sociedade, mais segurança no fazer do futuro profissional”, afirmou Naldson Melo, presidente do Conselho Regional de psicologia da 19ª Região-SE.

As psicólogas membros da Comissão de Orientação e Fiscalização-COF/CRP19, Marcela Flores, Talita Costa e Lidiane Drapala, apresentaram o Conselho, sua estrutura e funcionamento, falaram sobre ética profissional, as resoluções, documentos psicológicos e tiraram dúvidas sobre atendimento online e divulgação de serviço nas redes sociais.

“Esse é um momento no qual temos a possibilidade de alinhar as teorias estudadas com a atuação prática. Como proceder na clínica, quais são os cuidados que se deve ter no manejo e guarda de documentos, nos registros dos atendimentos, na produção de documentos que eles farão quando forem profissionais. São rotinas que exigem atenção e critérios técnicos e éticos”, explicou Lidiane de Melo Drapala, assessora de Pesquisa do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas- CREPOP/CRP19.

“Esse evento promove uma aproximação entre o Conselho e os estudantes de Psicologia, possibilitando a discussão de questões do exercício profissional e compreensão do papel do Conselho em diversas situações. A atividade se mostrou importante, uma vez que destinou-se à formação ético-profissional dos estudantes, buscando assim, uma maior orientação aos alunos”, completou Talita Costa, Analista Técnica do CRP19.

A multiplicidade de contextos na sociedade contemporâneo também permeou as discussões. Palestrantes convidados, professores da Unit e equipe técnica apresentaram temas atuais, a exemplo das estratégias de atendimento para população a LGBT e para pacientes que se automutilam, suicídio, morte,  além de um treinamento de primeiros socorros e  suporte básico de vida. A coordenadora da Clínica de Psicologia da Unit, Prof. Jaqueline Caldeira trouxe reflexões acerca da prática profissional, a psicóloga Ingrid Ferretti fez referências sobre como montar um consultório de Psicologia seguro.

“Todos esses assuntos se convergem na preparação desses alunos para vida profissional. O objetivo é que, para aqueles que pretenderem atender em consultório, concluam o estágio com uma conduta adequada, segura e com um norte sobre saber por onde começar”, concluiu a professora Jamile Figueiredo.  

Sobre a Clínica de Psicologia da Unit

Em funcionamento desde 2001, a Clínica de Psicologia da Unit realiza ações de psicoterapia individual, grupo e família, intervenções psicossociais, orientações a pais e instituições. Com serviços destinados a adultos, crianças, casais e adolescentes, a Clínica além de prestar atendimento à comunidade sergipana, pode ainda ser utilizada por alunos e colaboradores da instituição.

Para ter acesso ao atendimento é necessário apresentar identidade, CPF e comprovante de residência. É cobrada uma taxa mensal. O atendimento é feito por professores e estagiários com a supervisão do corpo docente.

A inscrição pode ser feita por telefone ou pessoalmente, das 08h às 18h. A Clínica de Psicologia da Unit está localizada na Avenida Murilo Dantas, 54, bairro Farolândia, em  Aracaju – SE. Para mais informações, agendamentos, valores e atendimentos o contato é 3218-2213.

Compartilhe: