ESTUDE NA UNIT
MENU

CPA: aluno pode contribuir com a gestão e qualidade dos serviços da Unit

Até dia 20, o aluno pode acessar formulário da CPA via Classroom. O objetivo é contribuir com a garantia da qualidade do serviço prestado durante o período de isolamento social

às 16h22
Aluno pode contribuir com a qualidade acadêmica por meio da CPA
Aluno pode contribuir com a qualidade acadêmica por meio da CPA
Compartilhe:

Neste momento em que o mundo vivencia o distanciamento social, a Comissão Própria de Avaliação – CPA – da Universidade Tiradentes – Unit – continua atuando no intuito de contribuir com o aprimoramento dos serviços prestados pela instituição. Mas o protagonista deste processo de gestão e de qualidade é o aluno.

O grande objetivo é ouvir, entender e avaliar a percepção do aluno a respeito das atividades acadêmicas desenvolvidas, especificamente, nesse período, que têm acontecido de forma remota por meio das ferramentas do Google for Education (GSuite), destacando as condições de infraestrutura tecnológica. 

Para o coordenador da CPA, professor Auro de Jesus Rodrigues, é fundamental a participação dos discentes para a Unit entregar serviços cada vez melhores. “Os alunos estão recebendo formulário para justamente contarem suas experiências. Essas informações são confidenciais e nortearão os gestores do Grupo Tiradentes (desde as coordenações de cursos até a Pró-Reitoria de Graduação) para aprimorarem as atividades acadêmicas que nesse período estão sendo realizadas ao vivo”, explica.

O aluno interessado em contribuir com o aprimoramento das atividades da Unit deve acessar, até o próximo dia 20, o formulário disponível no Google Classroom, que levanta questões pertinentes a sua experiência diante desse momento temporário de aulas ao vivo.

Próximas ações CPA

Com intuito de buscar estratégias para que a qualidade dos serviços educacionais seja garantida a toda comunidade acadêmica e a sociedade, a CPA prepara um plano de ação com atividades internas a serem realizadas ainda em abril.

Aulas online

Cumprindo as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020, a Unit desenvolve suas atividades acadêmicas por meio das ferramentas e tecnologia do GSuite desde o dia 30 de março. Todas as aulas práticas e estágios serão repostos e o calendário será revisto assim que as autoridades permitirem a retomada do convívio social com segurança. 

CPA

A Comissão Própria de Avaliação é prevista pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004. De acordo com o disposto no art. 11, cada instituição deve constituir uma CPA com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações que possibilitem melhorias funcionais e educativas. Essas comissões devem ser cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (INEP) e devem ser compostas por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada.

Os resultados das avaliações são também analisados pelos gestores, coordenadores e pela própria CPA, que por meio de reuniões e grupos de debates propõe ações para melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição.

A CPA também promove a divulgação das demandas apresentadas pelos diversos segmentos da Instituição e informa quais ações estão sendo desenvolvidas para corrigir eventuais fragilidades e aperfeiçoar as potencialidades já identificadas.

Saiba mais sobre a CPA da Unit neste link.

Por Raquel Passos

Compartilhe: