ESTUDE NA UNIT
MENU

Programas de Pós-Graduação da Unit recebem pesquisadores estrangeiros

Desde o início do mês, pesquisadores de Portugal participam de atividades com alunos e professores dos Programas de Direito, Educação e Engenharia de Processos

às 21h48
Professores portugueses e do Programa de Pós-Graduação da Unit
Professores portugueses e do Programa de Pós-Graduação da Unit
Aula magna do Programa de Pós-Graduação em Direito reúne alunos, professores e pesquisadores
Prof. Dr. Rui Martins da Universidade de Coimbra foi um dos convidados para a aula magna
Compartilhe:
Professores portugueses e do Programa de Pós-Graduação da Unit

Professores portugueses e do Programa de Pós-Graduação da Unit

Através do programa de cooperação de mobilidade acadêmica existente nos cursos Stricto Sensu da Universidade Tiradentes, estudantes, professores e pesquisadores têm a possibilidade de visitar e desenvolver trabalhos em instituições estrangeiras parceiras. As relações também oportunizam que alunos, docentes e profissionais do exterior participem de ações realizadas pelos Programas de Pós-Graduação da Unit. Este mês, alguns dos resultados dessas parcerias, resultaram na visita de quatro professores pesquisadores da Centre d`Études et de Recherches Internationales et Communautaires, na França; e das Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa e Universidade de Aveiro, de Portugal.

“Dentro da política institucional dos programas Stricto Sensu existe o programa de cooperação acadêmica. Com a vinda desses profissionais, novas parcerias se consolidam, além de concretizarmos uma rede de investigação com docentes de universidades estrangeiras de ponta, a exemplo da Universidade de Aveiro. A importância desse programa é, principalmente, a internacionalização, trazendo pesquisadores de excelência para dialogarem e aprofundarem questões teóricas e práticas com nossos professores e alunos de Mestrado e Doutorado”, explica a Diretora de Pesquisa e Extensão da Unit, Ester Fraga Vilas-Bôas.

AULA MAGNA

Aula magna do Programa de Pós-Graduação em Direito reúne alunos, professores e pesquisadores

Aula magna do Programa de Pós-Graduação em Direito reúne alunos, professores e pesquisadores

Nesta sexta-feira, 22 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGD – realizou a aula magna do mestrado em Direitos Humanos. Na ocasião, o professor Dr. Rui Cunha Martins da Universidade de Coimbra, fez algumas considerações de livros que tem publicado ao longo da carreira. “Será um pouco uma ‘reatualização’ de reflexões de alguns trabalhos e livros. E por ser uma aula inaugural também faremos uma ponte para linhas futuras de pesquisa. Terei essas duas preocupações, deixar claro meus pensamentos sobre tópicos que analisarei e fazer uma tentativa de lançar pistas de linhas de pesquisas possíveis em um programa como este. Para, não apenas esclarecer os alunos sobre os conteúdos, mas sugerir o que podem fazer com o programa que escolheram”, ressalta o docente.

Em 2010, o professor Rui Martins esteve pela primeira vez na instituição no momento em que foi criado o PPGD. A perspectiva é que ele seja um professor convidado do Programa. “Acredito que esta relação contribui para consolidar essas cooperações internacionais do PPGD”, acrescenta a coordenadora do Programa na Unit, Dr.ª Liziane Paixão.

A vinda dele à instituição também será uma oportunidade de estreitar laços para um convênio com a Faculdade Integrada Tiradentes – Fits –, unidade do Grupo Tiradentes em Alagoas, para implementação do mestrado. “Estamos montando um projeto para submeter a Capes e se tornar um Programa. A ideia é fazermos um projeto em rede, para estudos luso-brasileiros, e a ida do professor Rui a Maceió é para conhecer a equipe de maneira a identificarmos as interlocuções que podemos ter com ele e com o grupo do Centro de Estudos Interdisciplinaridade do Século 20 que ele trabalha em Coimbra; de possibilitar a organização desse projeto e culminar em um convênio”, acrescenta a coordenadora do projeto professora Verônica Marques.

 

OUTROS PROGRAMAS

Prof. Dr. Rui Martins da Universidade de Coimbra foi um dos convidados para a aula magna

Prof. Dr. Rui Martins da Universidade de Coimbra foi um dos convidados para a aula magna

Em contrapartida, os professores dos Programas de Pós-Graduação de Engenharias de Processos e em Educação também receberam visitas. O primeiro com a presença da professora Dr. Natália Osório do Instituto Superior de Agronomia – ISA – na Universidade de Lisboa. A pesquisadora, que ficará na instituição durante um mês desenvolvendo trabalhos com equipe de professores e alunos do PEP, desenvolve pesquisa na linha de Produção de Biodiesel e Fluxo Contínuo, além de produção de artigos em Lipídios Estruturados.

“A parceria surgiu com a professora Dr.ª Cleide Mara Farias Soares quando desenvolveu o pós-doc na universidade de Lisboa. E isto é importante para a internacionalização. O Brasil hoje precisa que as universidades se abram para o mundo, compartilhem ideias, informações, experiências. E este contato com o pesquisador é importante para o desenvolvimento do Programa”, avalia o coordenador do PEP, Dr. Álvaro Lima.

“Penso que surge, através dessa visita, novas perspectivas para o futuro. Trago um pouquinho do meu conhecimento e prática para os alunos, na implementação de sistemas contínuos, área que trabalho há muitos anos”, ressalta a Dr.ª Natália Osório.

Para ministrar a disciplina especial do Programa de Pós-Graduação em Educação, o professor Dr. Hugo de Almeida da Universidade de Aveiro, compartilhará experiências da instituição europeia. “O que trago é uma experiência de uma universidade europeia e que está entre as 40 maiores do mundo e também algumas experiências da universidade e da ligação dela com empresas. Dentro deste âmbito é o que posso trazer a Universidade Tiradentes”, completa.

“Já temos parcerias estabelecidas com a Universidade de Aveiro há mais de três anos com trocas intelectuais, de pesquisas, em todos os campos. E a vinda do professor consolida essa parceria. Temos intensificado essas relações não só interinstitucionais dentro do Brasil, mas no exterior. E continuaremos com a política semestralmente de um professor convidado e internacional”, completa a coordenadora do PPED, Dr.ª Dinamara Garcia Feldens.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: