Pelo décimo segundo ano consecutivo, professores e alunos do curso de Biologia da Unit recebem palestrantes e profissionais convidados para que, durante cinco dias consecutivos possam interagir através de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos numa semana que tem como tema motor Ecossistemas Costeiros: Conhecer para preservar.
Ao fazer a abertura oficial durante a noite dessa segunda-feira, 1º, no Auditório Padre Melo, o superintendente acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Eduardo Peixoto destacou a oportunidade que a academia tem de vivenciar a prática. “O momento é muito importante, especialmente para os acadêmicos de Biologia que têm a chance de fomentar discussões sobre temas pontuais e imprescindíveis para Sergipe, Estado que possui um rico manancial costeiro” diz o professor Eduardo.
A conferencista de abertura do 12º encontro de Biologia, doutora Jociery Vergara, falou sobre Projetos Ambientais Marinhos na Costa Sergipana. A palestrante fez questão de conscientizar os alunos sobre a importância do convênio MAR que representa a união da Fundação Mamíferos Aquáticos com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa, do Grupo Tiradentes. A doutora Jociery fez questão de destacar que o ITP tem congregado nos últimos meses importantes informações para os programas de monitoramento ambiental na costa sergipana. “Esse convênio vem suprir uma grande lacuna antes existente e vai aliar tecnologia com o conhecimento ambiental”, afirma a doutora palestrante.
O professor e coordenador do curso de Biologia José Roque Raposo Filho lembra que é em momentos como o de realização do encontro que os alunos têm a chance de vivenciar a prática dos profissionais convidados para a realização de 23 minicursos e palestras como a que a doutora Jociery Vergara teve oportunidade de proferir.
Foto – Marcelo Freitas