ESTUDE NA UNIT
MENU

“A inovação surge de um problema real”, diz Lucena em Live sobre inovação na educação

A Jornada Pedagógica 2020.2 é realizada para o corpo docente das Instituições de Ensino Superior do Grupo Tiradentes

às 00h14
Compartilhe:

A inovação na área educacional foi tema da abertura da Jornada Pedagógica 2020.2, realizada pela Universidade Tiradentes até o dia 07 de agosto para o corpo docente das Instituições de Ensino Superior do Grupo Tiradentes.

A abertura teve início à tarde, com conteúdo específico para o corpo docente e coordenação. Logo após, o professor Pierre Lucena assumiu o debate, discorrendo sobre “ Innovative Education: planejar, implementar e avaliar na Era Digital”.

O superintendente geral do Grupo Tiradentes, professor Luciano Kliemaschewsk Marinho, deu as boas-vindas e reforçou que a Jornada reitera a missão do Grupo, que é inspirar as pessoas a ampliar horizontes.

“A importância da jornada é que cada um participe ativamente. É a primeira vez que fazemos a jornada on-line. Que a gente continue inspirando pessoas a ampliar horizontes, como nossa missão institucional. Não tenho dúvidas que a liderança de vocês, professores, é inspiradora para os alunos. O nós é maior que o eu sempre. Se estivermos juntos, iremos superar as adversidades”, disse.

Luciano destacou a habilidade do professor para motivar o aluno e para entender a rotina do aluno durante o isolamento social.

“Como tornar o aluno protagonista? Neste ponto, entra a habilidade do líder para motivar. O aluno está exposto a muita coisa, problema em casa, trabalho, cuidar de filho. Ele está se tornando um aluno multifocal, com muitos focos, temos que resgatar esse protagonismo do aluno, empoderar para que ele realize seu sonho”, orientou.

Em seguida, o fundador do Grupo, professor Jouberto Uchôa, agradeceu a colaboração dos professores.

Debate

Professor de Finanças da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pierre Lucena é presidente do Porto Digital de Recife. Pierre fez graduação e mestrado na UFPE, onde foi coordenador do curso de Administração, além de ser doutor em Administração/Finanças pela PUC-RJ.

Em sua fala, Lucena pontuou a importância de investimentos em educação tecnológica e na escola pública como forma de gerar desenvolvimento e fomentar ambientes de inovação no País.

“Estamos passando por um desafio grande, ainda estamos no home office, mesmo um parque de inovação corre seu risco porque se sustenta nos encontros, é no físico que se produz inovação. Temos revoluções industriais cada vez mais rápidas e cada revolução tecnológica ou industrial vai tomar o mercado anterior. A educação não está livre disso! A inovação surge de um problema real. Como será a educação a partir de agora? Fomos pegos de surpresa com a covid, 1,4 bilhão de estudantes ficaram fora da escola nesse período. Temos quer investir em educação tecnológica ou perderemos o trem da história”.

Ele também sugeriu a produção de conteúdo colaborativo e o ensino híbrido como forma de adaptar o ensino superior ao novo momento.

Jornada

Completamente virtual, o evento semestral de integração e formação continuada dos professores do Grupo é desenvolvido em consonância com as diretrizes institucionais e demandas da Educação Superior.

Com exceção dos eventos desta quarta-feira,  29, todos os demais eventos, além de terem os seus respectivos conteúdos disponíveis de forma assíncrona nas salas virtuais da Jornada Pedagógica 2020.2 (Google Classroom), serão ofertados em todos os turnos, de forma síncrona (Webex), com mediação, para atender as demandas de todas as IES.

Acompanhe a programação da Jornada Pedagógica aqui.

Compartilhe: