ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit sedia XII Enbrapoa


às 00h51
Doutor Gilberto C. Pavanelli  faz palestra
Doutor Gilberto C. Pavanelli faz palestra
Auditório lotado de pesquisadores, convidados e acadêmicos
Autoridades do meio ambiente compõem a mesa
Compartilhe:
Doutor Gilberto C. Pavanelli  faz palestra

Doutor Gilberto C. Pavanelli faz palestra

Durante quatro dias consecutivos, autoridades, profissionais, cientistas e estudiosos do meio ambiente marcam presenças na Universidade Tiradentes. A IES sedia o XIII Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, evento que reúne desde sua abertura, oficial ocorrida na noite dessa segunda-feira, 15, no Auditório Padre Melo até a próxima quinta-feira, 18, cerca de 300 participantes, entre eles, sete conferencistas internacionais pertencentes a países da Europa e América Latina.

Durante a solenidade de abertura a diretora de Pesquisa e Extensão da Unit, Professora Dr.ª Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, ressaltou o significado e a importância do estreitamento das relações internacionais para a academia. “Trata-se de um evento muito especializado trazido pelo nosso programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente consolidando assim as ações que temos desenvolvido para aprovar o nosso doutorado que já está em pleno desenvolvimento”, lembra a doutora Ester, ressaltando o que o evento representa dentro do projeto de cooperação internacional.

Ao representar o prefeito da capital, o secretário Municipal de Meio Ambiente Eduardo Matos salientou que a Unit abriga um evento primordial porque envolve um ambiente essencial aos demais ecossistemas e traz a Aracaju palestrantes que irão contribuir com o aperfeiçoamento técnico e científico na área específica de atuação.

Autoridades do meio ambiente compõem a mesa

Autoridades do meio ambiente compõem a mesa

O secretário Estadual do Meio Ambiente, professor Genival Nunes, reforçou a importância do evento que possui em sua essência uma significativa perspectiva mundial de vez que conta com as presenças de conferencistas de fora do Brasil. “Trata-se de um tema extremamente importante porque qualquer que seja o ambiente aquático ele possui organismos vitais à própria dinâmica do ecossistema”, lembra o secretário acrescentando que muitos desses organismos servem para a alimentação humana.

Durante a conferência de abertura o doutor Gilberto C. Pavanelli, que também fez o lançamento do livro “Doenças de Peixes – profilaxia, diagnóstico e tratamento”, escrito em parceria com Jorge C. Eiras e Ricardo M. Takemoto, lembrou que a Enbrapoa está completando 25 anos de existência. “Falamos sobre os avanços que ocorreram ao longo desse tempo, lembrando que organizamos vários eventos e discutimos assuntos de interesse da categoria como a questão do certificado ictiosanitário e a necessidade de que os médicos veterinários tenham uma disciplina adequada na graduação para que eles possam se habilitar a trabalhar nessa área”, salientou o palestrante.

Auditório lotado de pesquisadores, convidados e acadêmicos

Auditório lotado de pesquisadores, convidados e acadêmicos

O XIII Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, que tem como tema central “Sanidade, ambiente e conservação de organismos aquáticos”, prossegue durante os turnos matutino e vespertino com a realização de minicursos e conferências realizados em salas de aula e nos Auditórios Padre Melo e Padre Arnóbio.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: