ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes de Nutrição retomam atividades práticas de estágio

Como medidas de biossegurança, a Universidade realizou a entrega de kits de proteção individual e promoveu um treinamento sobre o uso dos equipamentos.

às 23h45
Nicole Meneghel cursa o 8° período de Nutrição
Nicole Meneghel cursa o 8° período de Nutrição
Rayanne Nativo também é do 8º período de Nutrição
Compartilhe:

Por Raquel Passos e Lucas Danrley

As atividades práticas compõem etapa essencial na formação de alunos em uma graduação. Afinal, é no estágio que os futuros profissionais têm acesso mais aproximado do que encontrarão no mercado de trabalho assim que se formarem. Estas práticas são responsáveis por colocar em prática todo o aprendizado vivenciado em sala de aula. 

“Por mais estruturada que sejam nossas atividades, a vivência a nível hospitalar, por exemplo, é muito importante para sedimentar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, e extremamente humana e gratificante”, ressalta o coordenador do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes, Hugo Xavier.

Pensando nisso e diante do atual contexto da pandemia em Sergipe, depois de seis meses de atividades remotas, chegou a vez dos alunos de Nutrição da Unit retomarem as atividades práticas presenciais do estágio, ofertadas nos últimos semestres da graduação.

E para que essa retomada seja feita de forma segura, a Universidade adotou medidas sanitárias e ofertou kits compostos por Equipamentos de Proteção Individual – EPIs – e treinamento de biossegurança. A entrega dos EPIs aconteceu nos últimos dias 28, 29 e 30.

Nicole Meneghel cursa o 8° período e confessa que estava insegura com esse retorno. “Estava ansiosa e com medo de voltar, mas com os cursos e treinamentos que a Unit ofereceu para os alunos, e a entrega desse kit de segurança, me senti confiante e tranquila para retornar aos estágios”, conta a futura nutricionista. 

Nicole Meneghel

A mesma preocupação era sentida por Rayanne, que já no 8° período de Nutrição, temia que a conclusão do curso fosse comprometida por conta da pandemia. Mas ela também pôde contar com o apoio do corpo docente da universidade. “O suporte da coordenação e das preceptoras do estágio foi essencial, recebemos orientação e treinamento para concluir o estágio de forma segura. Fiquei aliviada quando soube do kit de EPIs e confiante que retornaria com o máximo de segurança possível”, declara Rayanne.

Para a entrega, a unit preparou um espaço para receber os alunos, seguindo um cronograma que dividiu em grupos de 10 pessoas a cada 30 minutos para evitar a aglomeração. A diretora de operações da área da Saúde da Unit, professora Wanessa Lordêlo, garante que a instituição cumpre seu papel com a biossegurança dos alunos. “Durante a entrega todas as normas foram seguidas, sendo obrigatório uso de máscara, verificação de temperatura, utilização do álcool em gel e limpeza das mesas”, explica a diretora Lordêlo.

Leia mais: Alunos de cursos da Saúde se preparam para retomar estágios

Compartilhe: