ESTUDE NA UNIT
MENU

Vuca: liderança a favor da educação

Professoras falaram sobre a relação entre mundo vuca e educação e seus desafios

às 17h46
Compartilhe:

As mudanças tecnológicas alteraram as necessidades de mercado, que passou a exigir habilidades técnicas e comportamentais. Com a pandemia do novo coronavírus, que alterou relações sociais e econômicas, se adaptar tornou fundamental para todas as áreas e a educação é uma delas.

Por meio de um debate virtual, as professoras da Universidade Tiradentes  Michelline Roberta, Helena Tavares, que é coordenadora do curso de Pedagogia EAD da Unit e Danielle Thaís, formada em Administração, mestre e doutora em desenvolvimento em Meio Ambiente, falaram sobre a relação entre mundo vuca e educação.

“O mundo Vuca é um conceito voltado para um mundo incerto, complexo e muito ambíguo. Na educação, deixamos impactos nas pessoas, sejam positivos ou negativos. Um semestre não é igual ao outro. A pandemia acelerou algo que já era previsto, que é a questão da capacitação constante, da rapidez das mudanças”, disse Danielle Thaís.

Conceito

O conceito de mundo Vuca traz a dificuldade de ter previsibilidade nos planejamentos. Sobre isso, Danielle destacou que o pedagogo precisa trabalhar fora da zona de conforto.

“Tenho presenciado pedagogos obtendo sucesso de forma empreendedora na área de consultoria, de recursos humanos, de desenvolvimento social, pedagogia hospitalar. Temos que olhar para a crise com olhar de oportunidade. Quem não tem esse olhar, precisa desenvolver. Se questionem em quais cargos o pedagogo pode ocupar”, orientou.

Mundo Vuca

Criado na década de 1990, o termo Vuca surge de um acrônimo das palavras em inglês: Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, ou seja, volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade e representa as características do mundo atual, podendo ser interpretado como dificuldades para as organizações ou mesmo como novas oportunidades.

Em resumo, se pode entender que o pensamento linear, quadrado, perfeccionista e altamente detalhado não cabe em muitos dos cenários vividos, a exemplo da pandemia.

Para assistir à live completa, clique aqui.

Compartilhe: