ESTUDE NA UNIT
MENU

Mercado de trabalho: a importância do segundo idioma no currículo

O domínio de um segundo idioma é um diferencial no currículo e pode ser decisivo na hora de conquistar uma oportunidade profissional.

às 23h26
Compartilhe:

A hiperconectividade entre pessoas de diferentes origens e o aumento da competitividade no mercado de trabalho exigem cada vez mais dos profissionais. O domínio de um segundo idioma é um diferencial no currículo e pode ser decisivo na hora de conquistar uma oportunidade profissional.

Para o professor Artur André Martinez Campos, PhD em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa e coordenador do Unit Idiomas – Unidade Sergipe, o processo de globalização consolidou o inglês como a língua internacional.

“Poucas coisas fazem relação com a Turquia, Paquistão, por exemplo. No que diz respeito à globalização existe uma influência muito forte dos Estados Unidos, da Inglaterra, ou seja, países de língua inglesa. Mais do que obrigatório, saber inglês é vital para quem é da área de TI, por exemplo. A necessidade do mercado sempre foi um segundo idioma, entretanto, hoje já se percebe a necessidade de um terceiro idioma para alguns segmentos, é o caso da área de ciência da computação. A depender do mercado de atuação, francês, espanhol e russo são ótimas opções”.

Para quem já está no mercado de trabalho e não domina um segundo idioma, mas quer aprender para dar um upgrade no currículo, a dica do prof. Artur é o estudo via input.

“Aproveite o entretenimento. Quando for assistir a um filme ou documentário, programe as legendas para o inglês. Dificuldade pode existir, mas naquele momento haverá o consumo do entretenimento, sem obrigatoriedade da atividade de aprendizagem. Existem diversas pesquisas que falam sobre a teoria do quanto mais input, mais informação se recebe na língua de aprendizagem, mais rápido você aprende. Todo input auditivo, gera output sonoro (produção de fala) e quanto mais se lê em inglês, melhor se escreve. Decerto que não é tão simples, é preciso dedicação, muita vontade de aprender. Vivemos em um  mundo de muita distração, então, é preciso ter foco”, finaliza.

 

Leia também:

Unit Idiomas oferece curso voltado para estudantes e profissionais da Saúde

Compartilhe: