ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit abre seleção para cinco mestrados e quatro doutorados


às 13h02
Ester Vilas-Bôas:
Ester Vilas-Bôas: "Unit oferece formação de alto nível"
Compartilhe:
Ester Vilas-Bôas: "Unit oferece formação de alto nível"

Ester Vilas-Bôas: “Unit oferece formação de alto nível”

A Universidade Tiradentes está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira, 6 de outubro, para os seus programas de pós-graduação stricto sensu em Biotecnologia Industrial, Direito, Educação, Engenharia de Processos e, Saúde e Ambiente. Os editais disponibilizam 140 vagas, 90 para mestrados e 50 para doutorados. Dos cinco programas da Unit, somente o da área de Direito, mais recente deles, não oferece doutorado.

“Os cursos stricto sensu da Universidade Tiradentes oferecem aos seus futuros alunos aprovados no processo seletivo, uma formação de alto nível, com a possibilidade de realizar parte dos seus estudos em universidades nacionais e, principalmente estrangeiras, além de possuir um corpo docente qualificado, excelentes laboratórios de pesquisa e salas de aula”, afirma a Diretora de Pesquisa e Extensão da Unit, professora Ester Fraga Vilas-Bôas.

Todos os programas da Tiradentes são recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes –, responsável por avaliar os cursos de mestrado e doutorado no País. Os mestrados, voltados ao ensino e à pesquisa, permitem aprofundar conhecimentos e técnicas científicas, a fim de formar pesquisadores e professores para lecionar no ensino universitário. Eles possibilitam a realização do doutorado, o mais alto grau acadêmico reconhecido por instituições de ensino superior. Este nível de pós-graduação tem o intuito de aprimorar a investigação num determinado campo da ciência e ampliar conhecimentos na prática da docência.

Editais

Confira os editais

Os programas

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial da Unit forma recursos humanos altamente qualificados na área de concentração relacionada a bioprocessos e a bioprodutos. Engloba duas linhas de pesquisa: Prospecção e conversão de produtos vegetais e animais do Nordeste; e Microbiologia aplicada para o desenvolvimento da região. Voltado principalmente para profissionais graduados nas áreas de ciências da vida e ciências exatas, promove o desenvolvimento de pesquisas que possam contribuir para dinamizar a economia, a ciência e a tecnologia.

Já o curso de mestrado em Direitos Humanos tem como objetivo desenvolver pesquisas e estudos avançados, a partir de uma perspectiva crítica, não eurocentrista, que contemple as experiências latino-americanas e as especificidades e potencialidades dos saberes locais, para o enfrentamento de dimensões que atualmente geram importantes desafios ao universo jurídico, como as complexidades sociais, as novas tecnologias e o ambiente natural. Com duas linhas de pesquisa (Direitos humanos na sociedade; e Direitos humanos, novas tecnologias e desenvolvimento sustentável) este programa é de interesse para graduados em Direitos e áreas correlatas.

O Programa de Pós-Graduação em Educação tem como objetivos qualificar profissionais desta área para as atividades próprias da investigação científica; desenvolver competências em pesquisa educacional, qualificando profissionais da Região Nordeste; e estabelecer o intercâmbio de cooperação acadêmica com diversas instituições nacionais e estrangeiras, no sentido de aprofundar o trabalho de pesquisa, a produção e a socialização do conhecimento. São duas as linhas de pesquisa: Educação e comunicação, e Educação e formação docente.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos visa formar recursos humanos qualificados para desenvolver atividades profissionais e acadêmicas, capazes de atuar na solução de problemas tecnológicos de interesse regional, contribuindo positivamente para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico de Sergipe e do Nordeste. Voltado para profissionais das Engenharias e áreas afins, permite o desenvolvimento de pesquisas em duas linhas: Uso e transformação de recursos minerais e energéticos, e Uso e transformação de recursos agrícolas.

Com três linhas de pesquisa (Ambiente, desenvolvimento e saúde; Enfermidades e agravos de impacto regional; e Biodiversidade e saúde), o Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Unit forma mestres e doutores capazes de desenvolver e utilizar estratégias científicas voltadas para solução de problemas socioeconômicos de interesse regional visando a melhoria das condições de vida e desenvolvimento da população.

Os editais dos mestrados e doutorados, com prazos e procedimentos para inscrições, entre outras informações, já estão disponíveis aqui.

Compartilhe: