ESTUDE NA UNIT
MENU

Mobilidade Acadêmica Internacional: qual a sua dúvida?

Se você pretende se candidatar a uma vaga no Programa de Mobilidade Internacional da Unit aproveite para tirar algumas dúvidas.

às 17h30
Compartilhe:

Seja na graduação ou pós-graduação, a mobilidade acadêmica internacional propicia enriquecimento de currículo, aperfeiçoamento de outro idioma, contato com outras culturas.  Para além do upgrade no currículo, o intercâmbio possibilita maior destaque no mercado de trabalho.  Está em busca de capacitação e qualificação para as demandas de um mundo no qual as fronteiras não são mais obstáculos, mas não sabe por onde começar, a Unit responde cinco das principais dúvidas sobre o que é preciso para se candidatar à uma vaga em Instituição de Ensino Superior estrangeira.

Qual a finalidade do programa?

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMai) para alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu é oferecido para discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da Unit e para discentes matriculados em instituições de ensino superior estrangeiras desde que sejam parceiras da Unit e/ou conveniadas,  objetivando a vivência de outras experiências acadêmicas e de integração aos diversos contextos e cenários internacionais para aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes a cada área de formação no exercício pleno do protagonismo estudantil.

Quais os objetivos do ProMai?

Proporcionar uma valorização profissional acadêmica e pessoal aos discentes da Unit e estrangeiros que a Unit venha receber possibilitando usufruir dos conhecimentos e experiência do corpo docente de outras instituições de ensino de caráter semelhante. Além disso, promover o contato dos discentes com outros métodos de trabalho de ensino, reforçar a interligação da Unit com outras IES estrangeiras, propiciar intercâmbio de conhecimentos de experiências em nível de ensino pesquisa e extensão, estimular a criatividade e a competitividade, incentivar a interculturalidade, socialização diálogos com outras culturas, aprendizagem e a diversidade dos idiomas.

Quais os critérios para candidatura de aluno da graduação ao ProMai?

O processo seletivo é realizado semestralmente e o aluno de graduação, interessado na mobilidade acadêmica internacional, deve preencher algumas de condições de elegibilidade, como estar regularmente matriculado na Unit, com integralização maior que 20% e menor que 80%, no momento da candidatura. Além disso, deve apresentar bom rendimento acadêmico com média geral igual ou superior a média dos discentes do mesmo período do curso ao qual está matriculado, comprovar nível de idioma exigido pela IES onde pretende realizar mobilidade acadêmica, apresentar cartas de recomendação (de professor ou outra autoridade acadêmica da Universidade Tiradentes) e de motivação pessoal para participar da mobilidade acadêmica internacional e os motivos para a escolha da IES estrangeira. Outra condição é que o candidato não poderá cursar disciplina de trabalho de conclusão de curso no exterior. Importante salientar que a aprovação do discente no processo seletivo da Unit não garante a realização da mobilidade acadêmica internacional que fica condicionada a aceitação por parte da IES estrangeira.

Quais os critérios para candidatura de aluno da pós-graduação stricto sensu ao ProMai?

Ao protocolar processo de solicitação junto a coordenação de Relações Internacionais, o aluno deve apresentar carta de recomendação elaborada pelo orientador contendo nela liberação para período de mobilidade acadêmica internacional, contrato de estudos, atestado de matrícula, histórico acadêmico, certificado de nivelamento de idioma exigido pelo país e pela IES onde pretende realizar a mobilidade acadêmica internacional. O candidato deve ainda expor, em carta, os motivos pessoais para participar do intercâmbio e explicando ainda escolha da IES estrangeira além do plano de trabalho a ser desenvolvido. No momento da candidatura o aluno deve estar com pelo menos 50% dos créditos do curso, excluindo desta conta os créditos de dissertação ou tese. Com relação ao rendimento, deve ter média igual ou superior a 7.

Quanto tempo dura a mobilidade acadêmica internacional?

Para os alunos de graduação, a duração é de um semestre podendo ser renovado por mais um semestre mediante solicitação prévia e atendimento aos requisitos previstos em edital. Já para os discentes de pós-graduação stricto sensu a duração poderá ser de um mês a um ano, podendo ser renovado, excepcionalmente, mediante justificativa vinculada à pesquisa e não apenas a estudos.

Quer saber mais? Acesse www.grupotiradentes.com/international

Leia também:

Como intercâmbio melhora a carreira profissional?

 

Compartilhe: