Por Roberta Andrade e Raquel Passos
Pouca gente sabe, mas atletas de alto rendimento como os de ginástica e de artes marciais, precisam de acompanhamento específico em diversas áreas, especialmente a Nutrição. Por isso, a importância das dietas restritivas em atletas de ginástica e de lutas, foi tema de live realizada pela Universidade Tiradentes no último dia 29.
A nutricionista clínica, esportiva, funcional e fitoterápica, egressa da Unit, Jady Rosa, lembrou que o profissional nutricionista deve orientar as melhores formas de fazer o planejamento dietético do atleta. “Desse modo, é muito importante avaliar o aspecto nutricional e o comportamento dos pacientes, os parâmetros sociais e a busca pelo estereótipo perfeito, busca pelo emagrecimento rápido, detox do organismo, tratamento de disbiose intestinal”, enfatiza.
Ao contrário do que se imagina, dieta não significa restrição alimentar. “A restrição é uma condição restritiva, imposição de limite referente à exclusão de um alimento ou grupo alimentar parcial ou completo da dieta, exemplo disso, os intolerantes a lactose, vegetarianos e veganos” , disse Jady.
Por isso, a reeducação alimentar, assistida por um nutricionista é a melhor forma de obter bons resultados a longo prazo. “Para evitar transtornos alimentares e outros efeitos psicológicos, como aumento da ansiedade e da depressão, incluindo as doenças crônicas não transmissíveis”, lembra.
Professor Hugo José Xavier Santos, coordenador operacional do curso de Nutrição da Unit, reforça o papel do estudante na construção de um mercado profissional cada vez mais forte e comprometido com a saúde. “A Nutrição tem colocado esses estudantes, esses profissionais no mercado de trabalho. É um prazer, é um orgulho vê-los formados e exercendo sua profissão”, concluiu o professor.
Assista a live a seguir: