ESTUDE NA UNIT
MENU

Qual a importância do empreendedorismo nas startups?

Uma delas é buscar soluções reais, para problemas reais, como informou o especialista e convidado do último Innovation Class, professor Matheus Felizola.

às 22h29
Innovation Class
Innovation Class
Compartilhe:

Por Roberta Andrade e Raquel Passos

Em parceria com diversas instituições, dentre elas a Universidade Tiradentes, no último dia 14 foi realizada mais uma edição do Innovation Class com o tema “Empreendedorismo nas Startups”.  O líder do Laboratório de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Sergipe, professor Matheus Felizola, tratou sobre o empreendedorismo e a importância das startups. 

“Startups são organizações de pequeno porte, com modelos de negócios arrojados e replicáveis, em processo de lançamento ou com pouco tempo de funcionamento – com alto potencial de escalabilidade e foco voltado para as atividades de pesquisa e desenvolvimento de ideias inovadoras”, explica o Felizola.

O empreendedor é aquele que deve criar algo verdadeiramente inovador. “Esse sujeito que consegue associar empreendedorismo, inovação e trazer algo novo para a sociedade, é disruptivo por trazer algo de valor. Um objetivo que se tem, deve assumir alguns riscos financeiros, psicológicos e sociais, mas no fim das contas, pode ter retribuição disso tudo que é a satisfação econômica e social por estar buscando esse impacto”, pontua.

Segundo ainda o  professor, o objetivo dessas pequenas empresas (startups) é apresentar ao mercado um produto inovador, pois elas adentram em ambientes extremamente competitivos e necessitam se destacar, mesmo sem uma marca forte, mas com  ousadas estratégias de comunicação. Ainda sobre o perfil de startups brasileiras, Felizola destacou  que “são compostas por jovens, aplicam  recursos próprios, utilizam parte do tempo que eles têm”, concluiu. 

Na oportunidade, foi apresentada a Maratona Territórios do Brasil, cujo evento conta com uma rede de mais de 50 parceiros, inclusive a Universidade Tiradentes – Unit – e acontecerá nos próximos dias  21, 22 e 23. O evento de inovação online e gratuito que busca soluções criativas e de impacto para potencializar o desenvolvimento territorial das regiões Norte e Nordeste do Brasil, tem premiação para primeiro, segundo e terceiro lugares. 

No estilo hackathon, estudantes, professores e profissionais do mercado irão se reunir em uma plataforma online buscando ideias, soluções e a resolução dos problemas propostos nas áreas de bioeconomia, turismo comunitário e conexão agro.

Para se inscrever no evento, basta clicar no link.

Innovation Class

Innovation Class é uma aula especial, um momento no qual os participantes terão a oportunidade de interagir e aprender sobre inovação e tecnologia com grandes especialistas e empresas que são referências mundiais nas suas áreas de atuação. Essa Innovation Class é uma parceria do Tiradentes Innovation Center com a Universidade Tiradentes e o Laboratório de Pesquisa Empreendedorismo e Inovação da UFS.

Compartilhe: