ESTUDE NA UNIT
MENU

ECMO: tratamento utiliza equipe multidisciplinar

Destaque por conta do uso no ator e humorista Paulo Gustavo, a ECMO constitui um dos recursos avançados no manejo de pacientes com falência respiratória ou cardíaca

às 00h33
Compartilhe:

Profissão fundamental no combate à pandemia do novo coronavírus, o enfermeiro está constantemente em aprendizagem, incluindo sobre a  técnica ECMO, utilizada para pacientes em falência respiratória e que conta com uma equipe multidisciplinar para manuseio.

Destaque por conta do uso no ator e humorista Paulo Gustavo, a ECMO é sigla para Oxigenação Extracorpórea por Membrana, e constitui um dos recursos avançados no manejo de pacientes com falência respiratória ou cardíaca. Dotado de uma membrana capaz de oxigenar o sangue, além de uma bomba de pulso contínuo, o equipamento impulsiona o sangue através de cânulas venosas e/ou arteriais.

A enfermeira, especialista em enfermagem cardiológica e cirurgia cardiovascular e professora do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes, Shirley Dosea dos Santos Naziazeno, relata o trabalho do enfermeiro na utilização do ECMO e as vantagens desse equipamento.

“Alguns hospitais exigem um enfermeiro perfusionista, que é um profissional especialista em circulação extracorpórea, como a ECMO, e também oferecem treinamento”.

Terapia

Terapia de suporte, a ECMO exige equipe multidisciplinar de profissionais, incluindo o enfermeiro, que atua na avaliação dos pulsos periféricos, também da perfusão capilar do paciente, como explica Shirley.

“Existem vários cuidados com paciente ECMO realizados pelo profissional enfermeiro, como avaliação dos pulsos periféricos, perfusão capilar do paciente, temperatura da pele, coloração das extremidades. O enfermeiro também deve aplicar algumas escalas neurológicas para avaliar esse estado neurológico do paciente, controla e administra medicamentos de acordo com a prescrição médica. O enfermeiro também deve monitorizar os padrões respiratórios. É um trabalho que inclui também instrução ao acompanhante”.

Indicação

A professora e enfermeira explica que embora esteja sendo discutida por conta do tratamento contra covid-19, a ECMO já era utilizada em pacientes com falência cardíaca. Em Sergipe, o Hospital Cirurgia é o único equipamento de saúde a fazer uso da terapia.

“A indicação de pacientes que apresentam falência respiratória é para aqueles pacientes que apresentam uma deficiência muito grande de oxigenação sanguínea. Também é indicada para pacientes que apresentam síndromes de escape de ar, falência cardíaca”.

Compartilhe: