ESTUDE NA UNIT
MENU

Uma conversa séria sobre o profissional do futuro

Em live do Dia do Vestibulando, gerente do Tiradentes Carreiras conversa com estudantes sobre as profissões do futuro e o que será exigido em um mundo de mudanças

às 22h25
Compartilhe:

O Tiradentes Carreiras, núcleo de estágios, carreira e empregabilidade do Grupo Tiradentes, realizou nesta segunda-feira, 24, uma live especial em comemoração ao Dia do Vestibulando. A data homenageia os estudantes do Ensino Médio que se dedicam à preparação para os exames de ingresso no ensino superior, como os vestibulares e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A transmissão contou com uma palestra feita pela gerente do Tiradentes Carreiras, Janaína Machado Tavares, sobre as profissões do futuro e as competências exigidas dos profissionais diante das constantes mudanças no mundo e na sociedade. 

 

Ao destacar as novas competências para o mundo do trabalho, Janaína destacou que o mundo moderno está menos previsível, de mudanças rápidas e com o homem cada vez mais acoplado à tecnologia, aos computadores e às máquinas. “No futuro o ritmo da mudança tecnológica será tão rápido e terá um impacto tão profundo, e maior que a mudança biológica, que a vida humana sofrerá mudanças irreversíveis. Esse momento chegou e estamos interagindo todo o tempo com a tecnologia. É tanto que a nossa biologia humana nem está acompanhando tanta mudança”, disse ela, citando ainda uma “fusão” cada vez maior do homem com a máquina, já a partir da próxima década. 

 

Para a gerente, este cenário é desafiador e se torna mais ainda quando aliado a um cenário mundial de provável aumento das desigualdades, dos choques econômicos e de saúde, dos conflitos entre países, de maior automação dos processos, do deslocamento de empregos e de mudanças estruturais na economia. “Como me preparar para esse mundo e para esse futuro provável? Tenho que pensar nisso hoje, porque amanhã pode ser tarde. Quais as soluções que eu quero pra minha vida? O que eu posso fazer? Que carreira eu quero abraçar? E onde nós queremos chegar?”, provoca.

 

Entre as competências exigidas do profissional do futuro, estão o autoconhecimento, o autocontrole, a inteligência emocional e o desenvolvimento pessoal. “Se você não busca o seu desenvolvimento pessoal, terá muita dificuldade com as mudanças que estão acontecendo”, disse Janaína, pedindo aos estudantes que quebrem o preconceito com os chamados “livros de autoajuda”, voltados ao autoconhecimento. Outras competências exigidas são a inteligência interpessoal, capacidade de conexões, lidar com pessoas, empatia e liderança, com menos julgamentos e menos preconceitos. 

 

Ainda de acordo com a gerente, quem entra no mercado de trabalho do futuro precisa também deve ter a criatividade mais aguçada, desenvolvendo a inteligência criativa, resolvendo novos problemas e adaptando-se a novos conceitos e novas tecnologias. “Mudança é a palavra de ordem e estamos em um tempo de adaptação. Mudar é fácil? Sair da zona de conforto é fácil? Não é. Costumo dizer que essa é uma zona de expansão e não desconfortável. Tecnologia, inovação, olhar observador. Uma oportunidade enorme está aí para vocês, onde se pode olhar os problemas e pensar em soluções, de maneira escalonada”, diz Janaína, se referindo ao crescimento das startups da área de empreendedorismo. 

 

A live contou ainda com um bate-papo, no qual a gerente do Tiradentes Carreiras respondeu a perguntas de estudantes e espectadores sobre carreiras, profissões e estudos. A íntegra da transmissão está disponível por este link no canal do Grupo Tiradentes no Youtube. 

 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: