ESTUDE NA UNIT
MENU

Qual a diferença entre mentoria e monitoria?

Estudantes podem atuar como monitores, auxiliando os professores em determinadas disciplinas, ou mentores, acompanhando e orientando alunos dos primeiros períodos

às 21h15
fotos tiradas antes da pandemia
fotos tiradas antes da pandemia
fotos tiradas antes da pandemia
Compartilhe:

Mentoria e monitoria. Duas palavras muito parecidas e que podem confundir muita gente, principalmente os recém-chegados à universidade. Mas aqui se tratam de dois programas diferentes, desenvolvidos pelas unidades de ensino do Grupo Tiradentes. É o que vamos explicar agora.

Mentoria é um programa de acompanhamento aos calouros, no qual os alunos veteranos, que cursam os últimos períodos, acompanham os estudantes dos dois primeiros semestres de cada curso, através de informações e de orientações. O objetivo é integrá-los à vida acadêmica, à rotina da universidade e aos novos colegas. “Para ser mentor, a condição é ter bom relacionamento, gostar muito da instituição, porque ele vai despertar no aluno o desejo de ficar conosco, de estar na instituição, de gostar de tudo que a gente tem pra oferecer pro aluno. São alunos veteranos cuidando dos alunos que estão chegando”, explica a gerente de Atendimento e Relacionamento da Unit Sergipe, Janilce Domingues Graça. 

Já a monitoria, é um programa no qual os alunos com melhor desempenho em cada disciplina podem atuar como monitores, auxiliando os professores em sala de aula, no desenvolvimento das atividades teóricas e práticas previstas no programa disciplinar, aprimorando o conhecimento do conteúdo ministrado. É uma experiência de aprendizado, que proporciona o desenvolvimento de diversas habilidades, estimula a vocação didático-pedagógica e científica dos alunos, e possibilita experiências acadêmicas para sua formação profissional, além de permitir que o estudante saiba as matérias com as quais mais se identifica.

Nos dois programas, a escolha é feita sempre por dois tipos de editais lançados periodicamente: os voluntários e os remunerados que pagam bolsas mensais e proporcionais às horas ministradas, além de descontos em cursos do Unit Idiomas. O tempo de atuação e a experiência adquirida ainda podem ser agregadas ao currículo do estudante. Cada unidade lança o seu próprio edital, tem seus cursos nos quais os programas estão disponível, e tem o seu calendário, que pode ser acompanhado pelos nossos portais (Sergipe, Alagoas e Pernambuco)

 Para mais informações, o aluno interessado na Monitoria pode procurar a coordenação de seu curso. Já para a Mentoria, as informações estão na coordenação de Extensão da sua unidade. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: