Previsto para outubro, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2021 é meta da atleta de judô e acadêmica de Fisioterapia, Fernanda Melo Cardoso. Aluna do terceiro período da Universidade Tiradentes, ela busca aliar esporte e estudos para o futuro profissional.
“Escolhi Fisioterapia porque tem a Fisioterapia esportiva que sempre me ajudou bastante quando tenho alguma lesão. A vivência em competições, viagens e até o dia a dia com a necessidade da fisioterapia me fez enxergar a profissão de outra forma”, afirma.
Aos 20 anos, Fernanda é faixa preta de Judô e já conquistou medalha de prata nos Jogos Universitários de 2019. Ela adaptou os treinos, driblou as limitações da pandemia e intensificou a rotina mirando na competição deste ano, a qual pretende reunir aproximadamente 4,5 mil estudantes atletas de 890 universidades do país.
“Estou treinando todos os dias, uma média de duas vezes ao dia. Também estou controlando o peso e mantendo as lesões controladas. A pandemia influenciou sim a rotina porque alguns dos meus parceiros de treino ainda não puderam voltar a treinar e a adaptação também foi um pouco complicada”.
Apoio
Questionada sobre o apoio da Universidade, Fernanda falou sobre o auxílio nas competições.
“A Unit me dá apoio necessário para os estudos e competições universitárias”, disse.
Jogos Universitários
O JUBs Brasília está planejado para acontecer entre os dias 10 e 18 de outubro. Maior competição universitária da América Latina, a edição 2021 estima utilizar 25 praças esportivas, entregar 2107 medalhas e 189 troféus. Ao todo, o evento também deve movimentar R$11,7 milhões na economia local.