ESTUDE NA UNIT
MENU

Sisu abre novas inscrições neste dia 3 de agosto

Estudantes que realizaram as provas do Enem 2020 terão até dia 06 de agosto para realizar a inscrição no SiSU; candidatos também podem concorrer no ProUni

às 22h02
Compartilhe:

As inscrições do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) para o segundo semestre do processo seletivo 2021 serão abertas nesta terça-feira, 03 de agosto. Os interessados em concorrer a uma vaga terão até o dia 6 para se cadastrar no sistema. O SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na seleção para o semestre 2021.2, deverão participar apenas os estudantes que fizeram o Enem 2020 e não zeraram a prova de redação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site do SiSU, com login único do governo federal, feito na plataforma Gov.br. O candidato que não tiver uma conta na plataforma ou não lembrar da senha, pode criar ou recuperar através do próprio site, que contém ainda a lista das instituições participantes e o edital de adesão de cada uma delas. 

Quando o candidato realiza o login no SiSU, ele recupera automaticamente as notas obtidas no Enem que forem válidas para o processo seletivo. Podem ser escolhidas até duas opções de cursos por candidato, e o próprio sistema divulga diariamente as notas de corte para cada curso, ajudando o aluno a tê-la como referência e orientação para que o decida manter ou mudar suas opções. A nota de corte não é garantia de classificação, e pode aumentar ou diminuir na medida em que as opções são selecionadas.

O resultado será divulgado em 10 de agosto e o prazo para participar da lista de espera será entre os dias 10 a 16 de agosto. A matrícula deverá ser feita no período de 11 e 16 de agosto. Já a partir do dia 19, o SiSU faz a convocação dos candidatos que estiverem na lista de espera das instituições.

ProUni

O candidato que também tiver interesse em candidatar-se ao Programa Universidade para Todos (ProUni) poderá participar dele, desde que atenda aos critérios do programa, que também usa a nota do Enem como critério para seleção dos candidatos. No entanto, ele deverá optar pela bolsa do ProUni ou pela vaga do SiSU. As regras do MEC proíbem o uso do ProUni por alunos que estejam matriculados em uma instituição de educação superior pública gratuita. 

O ProUni oferece bolsas de estudo parciais e integrais para instituições privadas de ensino superior de todo o país. Entre elas, estão a Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) e os Centros Universitários Tiradentes (Unit Alagoas e Unit Pernambuco), que oferecem um total de 1.383 bolsas distribuídas nas três unidades e nos polos de Ensino à Distância (EaD). As unidades contam com estrutura de ponta, laboratórios equipados, corpo docente formado por mestres e doutores, e cursos que conseguiram avaliações máximas do Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC. 

Asscom | Grupo Tiradentes  

Compartilhe: