ESTUDE NA UNIT
MENU

Ações da Unit auxiliam o combate à pandemia em Sergipe

Desde o ano passado, a Universidade Tiradentes atua em iniciativas que promovem o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

às 11h31
Compartilhe:

Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou oficialmente a pandemia do novo coronavírus. Os níveis alarmantes de contaminação e disseminação do vírus ligaram o alerta em todo o mundo. Já no dia 14 de março do mesmo ano, Sergipe registrava seu primeiro caso confirmado da doença. 

Um ano e quatro meses depois, muitas ações foram desenvolvidas para o enfrentamento da covid-19. Desde o início, a Universidade Tiradentes fez parte de diversas iniciativas e parcerias com os serviços de saúde da esfera pública para o combate à pandemia. 

Para se ter uma ideia das iniciativas realizadas pela instituição de ensino, a Unit doou 15 mil máscaras cirúrgicas triplas, 11 mil luvas de procedimento e ainda destinou 100 litros de álcool gel 70% de seu estoque para uso da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju e Hospital de Cirurgia.

“A Unit colaborou com alta produção de álcool gel para doação à instituições públicas, realizou parcerias para confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de reformar UTIs e ala de enfermaria de hospital, dentre outras iniciativas”, declara o pró-reitor de Marketing, Comercial e Relacionamento da Unit, professor Luis Beltrami. No Hospital Cirurgia, o investimento foi de quase 3 milhões de reais para os 20 novos leitos de UTI (sendo dois de isolamento total) e a reforma de 29 leitos de enfermaria da Ala E.

Em uma outra parceria firmada entre a instituição de ensino, por meio do curso de Farmácia, e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, por meio do Instituto Médico-Legal, produziu 600 quilos de álcool gel, que foram distribuídos entre corporações de perícias do órgão.

Além de doações e produção do álcool gel, a Unit atuou no combate à pandemia com a criação de Equipamentos de Proteção Individual, como foi o caso da máscara a partir de materiais biodegradáveis e de baixo custo, como uma alternativa para utilização no enfrentamento do novo coronavírus: a Delfi-tron, tipo de máscara de proteção conhecida como respirador filtrante de partículas. Adicionalmente, também produziu mais de 5.000 EPIs tipo face shield (viseira), em parceria com o Instituto Federal de Sergipe, UFS e Sergipe Parque Tecnológico, para doação aos profissionais da linha de frente da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Tiradentes Innovation Center. 

“Vivenciamos momentos desafiadores e tudo isso requer dedicação para fazer a diferença. A Universidade Tiradentes cumpre o seu papel social, e a pandemia do novo coronavírus nos mostrou que podemos ir mais além, porque a soma de esforços faz a diferença”, destaca Beltrami. 

A Unit ainda atendeu ao pedido da portaria 383 do MEC e antecipou a colação de grau de estudantes da saúde dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, como ação de combate à pandemia.  

 

Capacitação

Entre as ações desenvolvidas ao longo do ano para o enfrentamento da covid-19, professores da Universidade Tiradentes também capacitaram profissionais da linha de frente do Cirurgia. O treinamento ocorreu por meio do empréstimo de um simulador endotraqueal, aparelho utilizado no tratamento de problemas pulmonares. Cerca de 200 profissionais fizeram parte do treinamento. Além da unidade hospitalar, os profissionais do Hospital São José também foram capacitados. 

No Hospital de Campanha de Sergipe Cleovan Sóstenes Pereira Aguiar, montado no Estádio João Hora de Oliveira, a Unit, por meio do curso de Enfermagem, capacitou enfermeiros e médicos da Atenção Primária à Saúde. O treinamento foi voltado para as áreas de Índice Paramentacão e Desparamentação de EPIs; Protocolo Skipe e Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional; Pronação e PCR para o paciente com Covid-19.

 

Vacinação

Em um grande avanço no combate à pandemia, professores de Enfermagem da Unit se somaram à Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju na ação de vacinação drive-thru, imunizando maiores de 60 anos, um dos principais grupos de risco do novo coronavírus. Foram administradas 3.100 doses da vacina contra Influenza, ofertada pelo SUS.

Além disso, o Campus Unit Farolândia passou a ser ponto fixo de vacinação em Aracaju. Com a atualização do calendário vacinal, a Unit contribui com a imunização aracajuana. Até o último dia 27 de julho, foram mais de 17 mil pessoas vacinadas. No período desta campanha de vacinação, que ocorrerá de forma escalonada, a equipe da prefeitura também contará com o apoio dos acadêmicos do curso de Enfermagem da Unit, como já ocorre no drive-thru, localizado no Parque da Sementeira. 

Aracaju também conta com a terceira base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 Sergipe – em um local estratégico, ao lado do campus Unit Farolândia, possibilitando mais agilidade no atendimento na zona Sul de Aracaju.

Compartilhe: