ESTUDE NA UNIT
MENU

Programas de Stricto Sensu da Unit são destaques em edital da Capes

Dos 36 projetos aprovados em todo o Brasil, dois têm a participação dos Programas Stricto Sensu da Universidade Tiradentes - Unit.

às 23h25
Compartilhe:

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou dois projetos a serem desenvolvidos pela Universidade Tiradentes para o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Apoio ao Desenvolvimento da Região Semiárida Brasileira. Entre os projetos contemplados estão um do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos e outro do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial.

“Ações coordenadas entres os órgãos de fomento nacional e local fortalecem a pós-graduação do Nordeste do Brasil. Por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado, fixa a intelectualidade na região, através das bolsas de pós-doutoramento, e apoia financeiramente a pesquisa”, declara o coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu da Unit, professor doutor Álvaro Silva Lima. 

“Os programas de pós-graduação se beneficiam e logram sucesso nestes editais, fruto de um corpo docente e estrutura física e de ensino bem estruturados, que refletem na excelente qualidade dos nossos programas”, acrescenta.

Um dos projetos aprovados é denominado Processamento integral da biomassa do licuri para fortalecimento da economia circular no semiárido e será coordenado pela professora doutora Cleide Soares, com a participação dos docentes Álvaro Lima, Ranyere Souza, Luiz Ferreira e Manuela Leite. O projeto foi contemplado com bolsas de doutorado (1), mestrado (1) e pós-doutorado (3). “É uma contribuição da pesquisa exatamente para reduzir a assimetria que há entre a região semiárida e restante do estado. É de extrema importância para o nosso programa e  para o desenvolvimento de projetos que valorizam essa linha de pesquisa. Além disso, é um reconhecimento para o nosso PPG”, destaca a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos, doutora Eliane Bezerra. 

Já a segunda pesquisa aprovada, intitulada Desenvolvimento de bioformulações da flora do semiárido para tratamento de lesões cutâneas, será desenvolvido pelo Programa de Biotecnologia Industrial, coordenado pela professora doutora Cristiane Bani Correia, associado à Universidade Federal de Sergipe, e conta com os docentes do programa Patrícia Severino, Sona Jain e Tiago Bjerk. 

“O edital tem como objetivo apoiar projetos oriundos dos programas de pós-graduação stricto sensu pertencentes à região semiárida e vinculados às instituições de ensino superior dos estados, com foco na formação de recursos humanos altamente qualificados e o fomento de pesquisas voltadas ao desenvolvimento social, econômico e tecnológico. Ser contemplado é de grande importância, pois ratifica a qualidade do nosso programa e dos nossos pesquisadores”, salienta o professor doutor Marcelo Mendonça, coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial da Unit. 

 

Sobre os programas de Stricto Sensu

Com conceito 5 atribuído pela Capes, órgão que regulamenta a pós-graduação brasileira, o PEP se consolida entre os destaques do Nordeste e do país. No Brasil, apenas três programas em Engenharia Química/Engenharia de Processos possuem o conceito 5, entre eles o da Universidade Tiradentes.

Já o programa de Biotecnologia Industrial é considerado o melhor do Nordeste, também com  conceito 5, classificando-o com nível de excelência nacional. O PBI trabalha na área de Concentração: Bioprocessos /Bioprodutos, com a prospecção e conversão de produtos vegetais e animais do Nordeste e microbiologia aplicada para o desenvolvimento da região.

A Unit possui, atualmente, seis programas de pós-graduação Stricto Sensu, sendo cinco próprios e um em rede. Destes, cinco são reconhecidos como de excelência nacional e com conceito 5 e um deles possui o conceito 4, atribuído pela Capes.

Compartilhe: