Desde 2017, o Projeto Digital SE, realizado por acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Tiradentes – Unit, vem se tornando um elo entre a academia e o mercado por meio da transformação digital em órgãos e instituições públicas.
A iniciativa começou a ser desenvolvida na Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase – para realizar a digitalização dos mais de 100 anos de edições impressas do Diário Oficial e, posteriormente, foi ampliada para a Secretaria da Fazenda – Sefaz, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e Secretaria de Secretaria de Segurança Pública.
“Com todas essas parcerias, nós já digitalizamos mais de meia tonelada de documentos nesses órgãos e três sistemas desenvolvidos para atender esses locais. Até o próximo ano, firmaremos convênio com outros três órgãos”, afirma o professor Fábio Gomes Rocha, coordenador do projeto.
Na Sefaz e no Corpo de Bombeiros, o sistema de gerenciamento eletrônico de documentos é aplicado no departamento de Recursos Humanos. Além disso, no Corpo de Bombeiros, o projeto também abrangerá a digitalização de documentos históricos.
“Na SSP, o projeto atende o Instituto de Identificação auxiliando na preservação da história dos documentos de Sergipe e na parte de planejamento da secretaria na parte de Recursos Humanos. Quanto ao sistema de gestão, facilitará a busca e identificação dos documentos”, acrescenta o docente da Unit.
Segundo Fábio Gomes, o Projeto Digital SE visa promover a redução de custo com a utilização de papéis, eliminação de riscos de extravio ou perda por desgaste de documentos e maior segurança no sigilo das informações pessoais do servidor, entre outros benefícios.
“Em um momento como o que estamos vivenciando, o projeto atende as necessidades do público porque, muitas vezes, é preciso ter acesso remoto, rápido e contínuo a essas informações”, enfatiza.
“Nesta nova parceria com o Governo de Sergipe vamos iniciar um trabalho que é o ‘Sergipe 2050’ com um portal, apoiando a transformação digital e planos estratégicos do governo”, complementa o professor Fábio.
O docente da Unit também destaca a importância do projeto para a formação acadêmica. “A participação no projeto e o acompanhamento faz parte da preparação para que os estudantes estejam preparados ao chegar no mercado, com know-how, competência técnica, além do trabalho social”, garante.
“O mercado que vai contratar esse aluno já sabe que ele esteve envolvido em projetos reais, além do desenvolvimento de hard skills e soft skills. Acaba sendo um investimento que o estado faz na educação e nós auxiliamos na parte técnica. Importante ressaltar que, com a implantação, facilitaremos o trabalho em si, otimizando o papel dos funcionários permitindo que eles atuem na parte mais estratégica”, finaliza.
Leia também:
Sociedade pós-moderna depende da informática até para atividades cotidianas
Série “Apesar da pandemia” mostra o trabalho do Projeto Digital SE