ESTUDE NA UNIT
MENU

“Oportunidades oferecidas foram essenciais na minha formação”, diz doutorando

Milson Barbosa, egresso da Unit, iniciou no mundo da pesquisa logo no início do curso. Atualmente, realiza o doutorado na instituição

às 11h00
Compartilhe:

Logo após ingressar no curso de Engenharia de Petróleo pela Universidade Tiradentes (Unit), Milson Barbosa começou a desenvolver trabalhos de iniciação científica no Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), a partir do incentivos dos professores da Unit. 

“A oportunidade de participar de projetos de pesquisa com alto impacto científico e tecnológico despertou o meu interesse na ciência e me motivou a ingressar no mestrado logo após a conclusão da graduação, em 2014”, conta o pesquisador.

No ano seguinte, ele iniciou o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) da Unit, e, em 2017, ingressou no doutorado pelo mesmo programa. 

“As oportunidades oferecidas pela Universidade Tiradentes foram essenciais na minha formação não só profissional, mas também pessoal. Tanto a excelente infraestrutura da universidade quanto os professores que me motivaram a percorrer essa trajetória científica desde a graduação até o doutorado”, garante. 

“Sem pesquisa, sem ciência, não há desenvolvimento social e econômico. É fundamental fomentar e investir em projetos desenvolvidos por pesquisadores das mais diversas áreas científicas”, acrescenta.

No doutorado, Milson Barbosa desenvolve a tese intitulada Bioprocesso para valorização integral de sementes de Moringa oleifera Lam e produção de biolubrificante, sob a orientação dos pesquisadores doutora Cleide Mara Faria Soares e doutor Álvaro Silva Lima, da Unit, e do doutor Matheus Mendonça Pereira, da Universidade de Aveiro, em Portugal. A defesa está prevista para o mês de novembro.  

“O projeto da tese combina a síntese enzimática de ésteres lubrificantes com o aproveitamento integral dos resíduos sólidos oriundos da extração de óleo de sementes de Moringa oleifera Lam, prospectando uma biorrefinaria em direção à economia circular”, detalha o pesquisador.

“Durante o doutorado, realizei atividades científicas no Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e, recentemente, fui contemplado com uma bolsa na modalidade Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), fornecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para desenvolver parte da tese no Instituto de Materiais de Aveiro (Ciceco), Departamento de Química da Universidade de Aveiro, em Portugal”, finaliza.

 

Leia mais:

Pesquisa analisa Facebook e a função social do docente na pandemia da Covid-19

Como fazer um projeto de pesquisa ou iniciação científica?

Compartilhe: