ESTUDE NA UNIT
MENU

'Sustentabilidade e logística reversa' foi tema de live na Unit 

O encontro virtual contou com a participação do administrador José Messias Santana, responsável técnico pelo controle de qualidade na SISA Sergipe Industrial. 

às 22h18
Compartilhe:

Cada vez mais, a sustentabilidade e a logística reversa têm sido o foco das empresas. Com isso, os impactos negativos com o meio ambiente acabam sendo reduzidos.

A Lei nº 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos define a logística reversa como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

“A PNRS diz que a responsabilidade tem que ser compartilhada e de todos, desde os fabricantes, o distribuidor, o comerciante até o consumidor final que somos nós”, comenta o administrador de empresas com MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, José Messias Duarte. O especialista foi o convidado da Live das Engenharias da Universidade Tiradentes, no canal do YouTube da instituição de ensino.

“Atualmente, a logística reversa e o desenvolvimento sustentável é muito importante para a empresa, para a marca e para o custo pois acaba reduzindo gastos, além da perda de material”, acrescenta.

José Messias, que atua como coordenador de Laboratórios Químicos e responsável técnico pelo controle de qualidade na empresa Sergipe Industrial, com mais de 20 anos de experiência na área, destaca a importância do desenvolvimento sustentável.

“É um modelo de crescimento da economia que leva em consideração as possibilidades de exaustão de recursos faturados, possibilidade de reutilização de produtos e subprodutos originados desses recursos, controle de danos que os produtos e resíduos provocam no meio ambiente e as possibilidades de minimizar os seus impactos negativos”, salienta.

“Com isso, é relevante pensarmos nas gerações futuras porque todos nós, em algum momento da nossa vida, trabalharemos com a logística reversa”, finaliza.

O encontro contou com a mediação do professor da Universidade Tiradentes, Douglas Moura Andrade.

 

Leia também:

Qual a importância da logística nas Engenharias?

Compartilhe: