A responsabilidade social tem importância estratégica em uma empresa. Isso porque além de qualidade, preço e legalidade, a sociedade espera que os grupos corporativos colaborem para minimizar os problemas sociais e ambientais da atualidade. Cabe aos administradores usar sua influência e reputação para desenvolver ações de interesse público.
A participação em ações políticas e sociais não deve, no entanto, acontecer por pressão ou por vantagens tributárias decorrentes, e sim pela própria cobrança ética dentro das empresas de prestar contas à sociedade que lhe dá suporte. As empresas ocupam um espaço que vai além da geração de riquezas e empregos, podendo contribuir efetivamente para transformar realidades, por meio de ações de Responsabilidade Social Empresarial.
Foi na década de 1990 que o uso do balanço social dentro das empresas se fortaleceu no Brasil. Ele pode ser entendido como uma prestação de contas utilizando o recurso da contabilidade, que passou a ser o elo entre o sistema econômico e o meio ambiente, no intuito de fortalecer o compromisso social empresarial. Aliado a isso, os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigentes.
Compromisso interno e externo
A integração do compromisso social à empresa passa por sua incorporação na cultura administrativa. As ações socialmente responsáveis devem acontecer de dentro para fora, ou seja, deve envolver os colaboradores internos, o relacionamento com todos os públicos envolvidos, até a repercussão externa na comunidade onde está inserida, contribuindo para uma sociedade melhor.
Uma atuação empresarial com responsabilidade social gera impactos positivos para a própria empresa, que agregam valor à marca dela, com a melhoria da reputação diante de seu público. Também permite o aumento da vantagem competitiva, retorno dos investimentos em forma de parcerias e benefícios sociais, e maior integração ao meio, entre outras vantagens adquiridas a longo prazo.
Os líderes cientes da relevância deste assunto devem incluí-la no planejamento de sua empresa. Ao adotar estas medidas, o empresário reforça os valores e gera mais credibilidade aos seus negócios. Também alcança reconhecimento dos colaboradores e grupos de interesses, retenção de talentos e impacta positivamente o meio no qual está inserido.
Responsabilidade socioambiental
A ampliação da preocupação ambiental também dentro das empresas levou a incorporação do tema nas ações de Responsabilidade das empresas, dando início ao uso de outra denominação, mais completa, a Responsabilidade Socioambiental Empresarial. Ela leva em conta que todas as ações sociais impactam as questões ambientais e, por isso, devem andar juntas.
A ideia da sustentabilidade, mais popularizada, tem cedido espaço a este outro termo tanto nas grandes quanto nas pequenas e médias empresas. Inovar de forma ecologicamente sustentável, avaliando os produtos segundo critérios sociais e ambientais em todo o seu ciclo de vida, tem sido quase uma norma empresarial.
O empresário ou os líderes devem se questionar sobre o impacto que sua empresa gera na vida das pessoas e trabalhar para que ele seja sempre positivo. Até porque, além de um imperativo moral contemporâneo, a adoção de critérios sustentáveis são oportunidades de negócios que aumentam a competitividade.
Políticas comerciais internacionais promovem e exigem estratégias de sustentabilidade ambiental em suas parcerias. Estas iniciativas e acordos internacionais repercutem dentro do país, pois num mundo cada vez mais conectado, as empresas que não se adequarem podem perder as melhores oportunidades, pois o compromisso socioambiental é um diferencial para alcançar novos mercados.
Asscom | Grupo Tiradentes