ESTUDE NA UNIT
MENU

Live do Napps discutirá educação inclusiva para pessoas com deficiência

Durante a Semana Nacional da Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Núcleo de Apoio Psicossocial da Unit promove live sobre o assunto

às 11h53
Compartilhe:

O Núcleo de Apoio Psicossocial (Napps) da Universidade Tiradentes (Unit) realizará no dia 21/09 uma live alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Com o tema Desafios da inclusão no ensino superior, a transmissão ao vivo terá a participação da psicopedagoga do Napps, doutora Nanci Mitsumori, e da doutora Mônica Rahame, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 Segundo a psicopedagoga do Napps/Unit, doutora Nanci Mitsumori, os assuntos em pauta durante a live terão um único objetivo. “Essa é uma discussão sobre um dos direitos fundamentais dessas pessoas, que é o direito à educação inclusiva, ou seja, o direito a igual acesso à educação, que deve ser concedido a todos”, enfatiza.

 A abordagem será baseada em debates e estudos anteriores realizados pela Unit e pela UFMG. Serão discutidos as conquistas e os desafios da inclusão, sejam eles pedagógicos, arquitetônicos, tecnológicos ou comportamentais.

Para Nanci, esse tipo de debate deve ultrapassar a academia e se tornar uma questão de todos. “Trata-se de uma discussão de fundamental importância a todos, pois o processo de inclusão depende de mudanças a serem efetivadas não somente pelo aluno com deficiência e sua família, mas por todos os envolvidos: professores, demais alunos, funcionários da instituição e gestores”, disse.

 “Essa discussão é importante para a sociedade como um todo, pois sujeitos que se tornam capazes de acolher as diferenças no contexto educacional, e promover transformações para atender a essas diferenças contribuem para a construção de uma sociedade menos discriminatória e mais inclusiva”, conclui a psicopedagoga.

Para se inscrever, acesse o site.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

No Brasil, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em 21 de setembro. A data foi instituída oficialmente em 2005 por meio da lei nº 11.133. Essa escolha remete à chegada da primavera e das flores, representando o despertar da luta das pessoas com deficiência.

 

Leia mais: NAPPS mantém atividades de forma virtual em 2021.2

Compartilhe: