ESTUDE NA UNIT
MENU

Setembro Verde: Unit sedia curso para determinação de morte encefálica

O curso aconteceu na Unit, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, para médicos servidores públicos

às 19h13
Compartilhe:

O curso para Determinação de Morte Encefálica marcou uma das ações do Setembro Verde na Universidade Tiradentes (Unit). Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), cerca de 15 médicos servidores públicos foram capacitados no Centro de Simulação Realística da Unit, nesta terça-feira, 28.

A coordenadora de planejamento acadêmico dos cursos de Medicina (Aracaju e Estância), Wanessa Lordêlo, explica a capacitação. “Essa ação é para determinação da morte encefálica, uma condição determinante para o processo de doação de órgãos. Serão utilizados recursos audiovisuais, uma sala com datashow, computador, tela de projeção e o espaço principal para essa ação acontecer é nosso laboratório de simulação realística, um grande diferencial da Unit”, disse.

A Unit possui uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde que favorece tanto os profissionais do órgão quanto os alunos da instituição. “A secretaria disponibiliza campos para que os nossos alunos possam realizar as práticas dos cursos da saúde como estágios, aulas maternidades, entre outras. Como forma de contrapartida, nós também disponibilizamos alguns espaços da instituição para a secretaria”, informou Wanessa.

Para Lordêlo, a Unit se preocupa não somente com seus alunos, mas também com os profissionais já formados e com os serviços prestados à população. “Essa é uma preocupação da Unit: trazer o que há de mais moderno em tecnologia para a formação dos profissionais de Saúde, pois eles acabam sendo treinados dentro dos nossos laboratórios em simulações realísticas de alta performance antes de atuarem diretamente com os pacientes”, complementa.

Talita Teixeira, representante da Secretaria de Estado da Saúde, falou sobre a importância da capacitação e apoio da Unit. “Constantemente saem resoluções e técnicas novas. Por isso, o profissional precisa se aperfeiçoar sempre. Então, são feitos esses cursos de aprimoramento. Na secretaria, fazemos os termos de estágios curriculares e não curriculares com os alunos da Unit e a forma da Unit nos ajudar é cedendo o espaço para que nossos profissionais sejam capacitados”, enfatizou.

 

Setembro Verde

Determinar a morte encefálica de um paciente requer diversos exames clínicos e complementares que a comprovem. Após a detecção da morte encefálica, a família do paciente deve decidir se doará os órgãos do parente.

Para incentivar a doação de órgãos, foi instituído o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Comemorado em 27 de setembro, a data aponta para a importância desse ato de solidariedade.

De acordo com dados da Central Estadual de Transplantes de Sergipe, cerca de 990 pessoas aguardam pela doação de órgãos. Os transplantes de córnea e rim são os mais esperados.

Por isso, é importante que o médico responsável esteja capacitado de acordo com as resoluções vigentes, normas e técnicas médicas.

 

Laboratório de Simulação Realística

Atualmente, a Unit é a única instituição de ensino de Sergipe que possui laboratório de simulação realística. “Esse é um laboratório montado com simuladores de alta performance, dos mais modernos que existem. Assim, criamos ambientes com atividades de atendimento em unidades de terapia intensiva, unidades de enfermaria e demais situações clínicas. Estamos formando um profissional muito mais qualificado para o mercado de trabalho e, com certeza, ele terá muito mais oportunidades assim que se formar”, concluiu a coordenadora Wanessa Lordêlo.

 

Leia também: Nutrição esportiva: conheça os diferenciais da área

 

Compartilhe: