ESTUDE NA UNIT
MENU

Inventariação do ITBEC irá catalogar cerca de 25 mil itens documentais

Localizado na Biblioteca Central da Unit, o ITBEC é considerado uma das maiores referências de pesquisa histórica e cultural de Sergipe

às 21h38
Compartilhe:

Localizado no segundo andar da Biblioteca Central Jacinto Uchôa de Mendonça do campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes, o Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura (ITBEC) foi organizado pelo jornalista e historiador Luiz Antônio Barreto e hoje conta com um acervo de cerca de 25 mil itens bibliográficos sobre temas da cultura latino-americana, brasileira e sergipana. Além de manter viva a memória e divulgar a obra do jurista sergipano Tobias Barreto de Meneses (1839-1889), patrono do espaço, o acervo se transformou numa das maiores referências de pesquisa histórica e cultural do Estado de Sergipe. 

Com o objetivo de desenvolver uma metodologia para inventariar a massa documental existente no ITBEC, bibliotecários e documentalistas deram início à primeira etapa da execução das ações do projeto de inventariação do acervo do ITBEC. Assim, quando o acervo tratado for procurado para consultas e ou pesquisas, a Unit, por meio do Instituto, fornecerá serviços e produtos de informação de ainda mais precisão e qualidade, além de preservar as fontes originais e primárias.

Dentre os itens, o ITBEC conta com obras que datam do Século XIX, fotografias históricas incluindo a antiga Aracaju, cartões postais, produções sonoras fora de circulação, microfilmes das pesquisas efetuadas pelo diplomata e pesquisador da cultura popular da América Latina, Paulo de Carvalho Neto, produções fonográficas de artistas sergipanos e gravações em áudio de diversas manifestações culturais.

De acordo com a bibliotecária de Processos Técnicos do ITBEC, Alda Teresa Nunes de Freitas, o acervo garimpado por  Dr. Luiz Antônio Barreto tem uma grande relevância para sociedade sergipana. “O inventário desses itens históricos traz benefícios que reverberam para a comunidade acadêmica que é composta por professores, alunos, pesquisadores e estudiosos de modo geral tanto da Universidade quanto o público externo”, reitera. 

Atualmente, as atividades estão parcialmente suspensas para a execução das ações do projeto de inventariação e a previsão é que o ITBEC conclua os referidos trabalhos no 2º semestre de 2022.

ITBEC

Criado pelo o jornalista e historiador Luiz Antônio Barreto e abraçado pela Universidade Tiradentes, o Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura (ITBEC) abriga de um dos acervos mais importantes da história de Sergipe. Inaugurado em 1997, à rua Duque de Caxias, no bairro São José em Aracaju, o ITBEC mudou de endereço em 2011, passando a ocupar todo segundo andar da Biblioteca Central da Unit, no campus Farolândia, zona sul de da capital.

Aberto para toda comunidade acadêmica, interna e externa, referência para estudiosos e acadêmicos, o Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura está, atualmente, com as atividades suspensas em atendimento aos decretos governamentais e protocolos de biossegurança adotados pela Unit.

 

Leia mais:

ITBEC: espaço de memória e preservação da história de Sergipe

Compartilhe: