ESTUDE NA UNIT
MENU

NAF expande serviços, amplia parceria e será reconhecido internacionalmente

Além de passar a atender em novas unidades do CEAC, o NAF da Unit foi um dos indicados para evento da Administração Tributária da Colômbia.

às 22h44
Compartilhe:

O Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil – NAF – da Universidade Tiradentes chega ao segundo semestre de 2021 com grandes novidades. Além da expansão dos serviços no CEAC do município de Lagarto e da Rodoviária Nova em Aracaju, o NAF firma parceria com o Tribunal de Justiça do estado de Sergipe por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC. 

“Esta é mais uma importante parceria firmada pelo NAF. Com esta iniciativa, os estudantes auxiliarão nos processos para a avaliação da instância superior e realizarão o cálculo das pessoas para que elas possam pleitear e juntar suas dívidas, além de unificar atendendo a Lei do Superendividamento”, declara Flávia Karla Gonçalves, coordenadora do NAF da Unit e professora do curso de Ciências Contábeis da instituição de ensino.   

Fruto desse trabalho, na tarde de hoje, 05, a coordenadora do NAF foi convidada para compartilhar as boas práticas do atendimento da Unit. Já que em meio à pandemia, o Núcleo conquistou o 8º lugar com melhores atendimentos dos NAFs de todo o Brasil. “Falei como está sendo o atendimento presencial, como captamos os parceiros para essa ação e como chamamos os contribuintes para esses atendimentos na pandemia. Foi bem bacana esse momento”, comenta Flávia Karla.

O NAF da Unit foi um dos indicados para a terceira versão da “Semana de la Cultura de la Contribución”, a convite da Administração Tributária da Colômbia (DIAN) para a compor as apresentações sobre experiências de NAFs que realizam ações relevantes de apoio à população de baixa renda nesse período da pandemia Covid19. A atualização sobre qual NAF estaria no evento na Colômbia veio no dia 06, por e-mail: “A escolha final caberia à administração tributária da Colômbia, que viu no NAF Estácio do Amazonas (AM) boas práticas mais afins com seus objetivos nesse momento. Agradecemos a disponibilidade e parabenizamos ao NAF Unime LF e ao NAF Unit SE pelas indicações, certos que o bom trabalho de suas equipes está chamando a atenção da gestão da Receita Federal e já começa a despertar interesses para além de nossas fronteiras”, pontuou a analista-tributária e responsável pela cidadania fiscal da Receita Federal na BA e SE, Marirone Lima, no e-mail.

NAF na Pandemia

O NAF conta com serviços gratuitos e de grande relevância para a sociedade, entre eles, declaração do imposto de renda, malha fiscal, CPF, alteração de CPF, parcelamento de débitos com a Receita Federal ou que já estejam na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, emissão de DARF, das cotas do imposto de renda e verifica a situação fiscal do contribuinte. Além da sede do NAF, em Aracaju, o núcleo continua com atendimentos no CEAC do Aracaju Parque Shopping localizado no bairro Industrial, na capital.  

“Durante esse período de pandemia de serviços remotos, o NAF realizou mais de 5 mil atendimentos. Realizamos também serviços voltados para o microempreendedor individual como inscrição, baixa e parcelamentos do MEI”, enfatiza a coordenadora. O sucesso do núcleo é tão grande que, no início do ano, o NAF da Unit alcançou a segunda colocação entre os prestadores de atendimentos dos núcleos do Brasil, ficando atrás apenas da oitava região, que é Barueri, em São Paulo. 

Extensão

Para a professora da Unit, o NAF representa ainda uma grande oportunidade para a formação acadêmica dos estudantes de Ciências Contábeis e um diferencial no mercado de trabalho desse futuro profissional.   

“A prática é um item essencial na formação do aluno de Ciências Contábeis. Ele tem a teoria em sala de aula e, no NAF, o acadêmico consegue colocar essa teoria em prática lidando com o contribuinte, resolvendo problemas dos mais diferenciados possíveis, então o aluno já terá essa expertise para quando for atuar no mercado de trabalho”, destaca. 

“Quando o estudante finalizar a graduação, ele estará apto para, até mesmo, montar o seu próprio escritório pois terá a expertise técnica e, também, de desenvoltura frente à resolução dos problemas relacionados a área contábil e fiscal”, complementa. O NAF da Unit funciona, de segunda a sexta, das 8h às 12h, na Rua Lagarto, 253, no centro de Aracaju. Já no CEAC do Aracaju Park Shopping, o funcionamento é das 8h às 16h, com distribuição de senha até às 15h30.   

 

Matéria atualizada em 06/10/2021, às 18h25, para ajuste de informação

 

Leia mais:

NAF/Unit amplia atendimento no CEAC para serviço de declaração de IR

Compartilhe: