ESTUDE NA UNIT
MENU

Conhecer o clima organizacional é essencial na Gestão de Recursos Humanos

A percepção coletiva que os colaboradores têm da empresa vai indicar como se deve agir para melhorar o ambiente de trabalho

às 20h13
Compartilhe:

O conjunto de sentimentos percebidos coletivamente pelos colaboradores a respeito de uma empresa, e suas consequências, é o que se conhece por clima organizacional. Cultivar um ambiente positivo é condição para satisfação dos colaboradores no dia-a-dia corporativo. Para tanto, pesquisas de análise da organização são comuns para diagnosticar tais condições.

Dito de outra forma, o clima organizacional é o que caracteriza o estado de uma empresa e estabelece a base fundamental para o crescimento. Por isso a importância desta avaliação, que pode ser interna e externa, com o objetivo de contribuir para a produtividade e a qualidade empresarial.

Numa pesquisa busca-se conhecer sentimentos, desejos e pensamentos dos colaboradores em relação ao local de trabalho. Trata-se de uma ferramenta estratégica para a gestão de pessoas. Com ela se acompanha o comprometimento e satisfação dos funcionários com a empresa, mas também é utilizada para resolver problemas.

Situações que causam dificuldades aos empresários, a prevenção de riscos de más condutas e outras questões comportamentais também estão no grupo de ações acionadas a partir do clima organizacional. O elevado turnover é um exemplo disso. Com um bom levantamento, é possível controlar ou diminuir a grande rotatividade de pessoas dentro da empresa, a partir do conhecimento de suas causas.

Diagnóstico para a ação

Satisfação, motivação, relacionamento dos colegas de trabalho, políticas de gestão, estrutura hierárquica, valores e processos, entre outros aspectos, são investigados na gestão de clima ou cultura organizacional. Afinal, qualquer empresa é basicamente a representação das pessoas que nela trabalham, que são suscetíveis às influências do ambiente e com diversas formas de reação a elas.

Para qualquer organização, é fundamental conhecer tanto as motivações dos seus trabalhadores, quanto o que pode ser corrigido para o crescimento e desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, a maior produtividade do grupo. Através da avaliação do clima, é possível proporcionar ações para qualificar suas relações com os colaboradores.

Satisfação e motivação

Para qualquer empresa, é fundamental que as pessoas que nela trabalham estejam com alto nível de satisfação e motivação para manter o ambiente saudável e próspero. Oferecer condições de trabalho adequadas, com oportunidades de desenvolvimento e políticas de recursos humanos adequadas, são aspectos essenciais para um empreendimento.

Estabelecer um clima organizacional positivo e favorável é condição primária para uma boa gestão. Aplicar de forma periódica uma ampla pesquisa de clima organizacional vai auxiliar aos líderes a melhorar o relacionamento hierárquico, relacionamento entre funcionários, os modelos de gestão para que o funcionário se sinta reconhecido e valorizado e assim enfrentar com mais segurança os desafios do mercado.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: