ESTUDE NA UNIT
MENU

Programa SUSI: Discentes têm nova oportunidade de mobilidade acadêmica

Sediado nos Estados Unidos, o programa oferece atividades de serviço à comunidade com duração de 5 a 6 semanas

às 15h23
Stephanie Donald, assessora de mobilidade Incoming da Unit
Stephanie Donald, assessora de mobilidade Incoming da Unit
Compartilhe:

Muitos estudantes possuem o sonho de, durante a graduação, participar de experiências acadêmicas fora do país. É com esse intuito que a Universidade Tiradentes, através do departamento de Relações Internacionais, oferece mais uma oportunidade voltada para ampliar o conhecimento dos alunos. O ‘Studies of the U.S. Institutes’ (SUSI) é um programa acadêmico com duração de 5 a 6 semanas focado em grupos de discentes, docentes e pesquisadores estrangeiros. 

Os institutos estão sediados em Universidades e Faculdades espalhadas pelos Estados Unidos e incluem uma residência acadêmica e a oportunidade de que os participantes se conectem com outros estudantes, pesquisadores e docentes estadunidenses. Os Institutos para Líderes Estudantis também oferecem atividades de serviço à comunidade e desenvolvimento de liderança. Quem explica é Stephanie Donald, assessora de mobilidade Incoming da Unit.

“É um programa mais curto que o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) que geralmente ofertamos que tem duração de, pelo menos, um semestre. Contudo, as oportunidades oferecidas vão além do padrão de mobilidade acadêmica, pois os Institutos para Líderes Estudantis também oferecem atividades de serviço à comunidade e desenvolvimento de liderança”. 

Atualmente está sendo ofertado o SUSI de Empreendedorismo Social, curso voltado para discentes, que consiste em três semanas de aulas remotas com a possibilidade de uma viagem de duas semanas para os Estados Unidos para o desenvolvimento de atividades presenciais. Três alunos já foram aprovados no atual processo seletivo e foram nomeados para  a seleção externa.

Os estudantes estarão competindo com estudantes de outras seis Instituições de Ensino Superior do Brasil e o número total de vagas do programa é de cinco aprovados. Serão desenvolvidas habilidades empresariais que abordarão temas como questões sociais, revisão histórica de empresas com caráter social e líderes comunitários a nível global, encontro com líderes comunitários estadunidenses e muitas outras questões.

Stephanie conta, que por meio da mobilidade acadêmica internacional, o aluno consegue obter uma experiência enriquecedora que o possibilitará ter um currículo mais diversificado.  “Além de ter o contato direto com outras instituições de ensino de alto nível, com diversas pesquisas e professores, ampliando as possibilidades em sua área de atuação, o aluno terá oportunidade de conhecer pessoas e fazer networking, que podem ser essenciais para sua carreira, conhecendo profissionais de sua área e que podem contribuir bastante para sua formação. Já no âmbito pessoal, é uma experiência transformadora, que amplia os horizontes do aluno, possibilitando que o mesmo cresça e se desenvolva a partir do contato com outras pessoas e outra cultura”.

Conheça mais do sobre o Programa Susi acessando ao site 

Leia Mais: Mobilidade acadêmica: conquiste a experiência que você tanto sonhava

Compartilhe: