ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Jovens Cantores do Brasil se apresenta pela primeira vez

Projeto que beneficia crianças e jovens com formação e aperfeiçoamento musical gratuitas fez sua primeira apresentação pública no Museu da Gente Sergipana

às 16h40
Compartilhe:

Em um projeto inédito em Sergipe comandado pelo maestro Sérgio Cunha, o Coral Jovens Cantores do Brasil se apresentou pela primeira vez para o público sergipano. O evento aconteceu na última terça-feira, 16, no auditório do Museu da Gente Sergipana e teve a presença de familiares dos jovens participantes, imprensa e patrocinadores do projeto. 

O Coral Jovens Cantores do Brasil foi iniciado em setembro do ano passado e contempla crianças e adolescentes de 09 a 16 anos, estudantes da rede básica de ensino de Sergipe que participam de formação e aprimoramento musical gratuitas. Aproximadamente 40 crianças são beneficiadas pelo projeto que tem dentre as instituições parceiras a Universidade Tiradentes.

Diego Menezes, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unit, representou o magnífico reitor Jouberto Uchôa no evento. “Os dois ficaram extremamente emocionados e inspirados por esse projeto. A Universidade abraçou esse projeto com muito amor porque é um projeto transformador de vidas. O Jovens Cantores do Brasil visa apresentar e aproximar crianças de comunidades carentes do canto lírico, e através da música, poder ampliar os horizontes dessas crianças. A Unit faz o seu papel como instrumento de transformação social”, reitera Diego. 

Nesta primeira apresentação, os jovens soltaram a voz e encantaram todos os presentes com a execução do repertório ensaiado pelos estudantes durante o período de treinamento. Entre as canções, ‘Oh Happy Day’, ‘O Sole Mio’, ‘Somewhere Over the Rainbow’ e ‘A Paz’ foram trilha sonora de uma tarde emocionante. O maestro Sérgio Cunha explicou sobre a importância do evento, responsável por lançar os jovens cantores à sociedade sergipana pela primeira vez. “Essas crianças estão mostrando o resultado de quase um ano de oficina, onde eles estudaram técnicas vocais, teoria musical e também tiveram sessões de fonoterapia e consultas com otorrinolaringologistas. É um projeto grandioso e aqui mostramos o resultado desse magnífico trabalho”.

Ada Alves foi prestigiar a filha Lavínia, de 15 anos, que se apresentava no Coral pela primeira vez. “Fico emocionada de ver minha filha realizando  sonhos através desse projeto e é muito gratificante acompanhar sua trajetória nessa caminhada”, relata Ada. Já a jovem Lavínia revela que estava nervosa para a primeira apresentação mas que o sentimento geral era de felicidade. “É uma honra fazer parte do Coral e de ter tido essa oportunidade. Meu sonho é ser cantora e agora eu acredito no meu potencial”. 

O projeto também foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Pronac 179371 e Aracaju é a primeira capital do projeto que visa não somente formar um coral com crianças e adolescentes, mas possibilitar a experiência e aprendizado diante de profissionais de renome.

A próxima apresentação do Coral Jovens Cantores do Brasil será durante o acendimento das luzes do ‘Natal Iluminado 2021’, organizado pela Prefeitura de Aracaju e a Fecomércio, no próximo dia 20 de novembro, a partir das 19h, na praça Fausto Cardoso, em Aracaju (SE).

 

Leia Mais:

Reitor da Unit recebe visita de idealizadores do projeto Coral Jovens Cantores do Brasil

 

Compartilhe: