Com o intuito de atuar com soluções inovadoras para melhorar a educação básica em duas escolas da cidade de Aracaju, a aluna de Arquitetura e Urbanismo, Maria Paula Reis Barbosa, e o aluno egresso de pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes, Ícaro Franca Bastos, foram selecionados para o programa Tiradentes Solutions Education Lab.
A divulgação da seleção ocorreu oficialmente no dia 16 de novembro, após a realização de uma banca de seleção. A dupla que atuará no programa desenvolverá, ao longo dos próximos 10 meses, idéias de melhoria da educação na cidade de Aracaju. O processo de candidatura ao programa contava com a proposição de dois desafios, direcionados para as respectivas áreas, e que foram formulados por docentes da Instituição que participaram da construção do Edital.
Além de uma bolsa de auxílio de custo, os selecionados também ganharam uma viagem para Boston, uma das maiores referências internacionais em Inovação e Empreendedorismo, para que conheçam instituições que trabalham buscando solucionar problemas semelhantes podendo, assim, remodelar seu projeto a partir das experiências em centros de excelência que possuem as melhores práticas.
Os candidatos da área de Arquitetura e Urbanismo, precisaram propor de forma conceitual a criação de um espaço educativo (sala de aula) para crianças até o 5° ano, que favoreça a ação docente visando uma ambientação para conduzir a aprendizagem. A selecionada foi Maria Paula Reis Barbosa. Ela cursa, atualmente, o oitavo período do curso na Unit e o título do seu projeto foi “A flexibilidade de layout e o conforto ambiental nas salas de aula como formas de promover o desenvolvimento de crianças até o 5º ano do ensino fundamental em situação de vulnerabilidade social”.
Ela relata que soube do edital para o programa através da sua rede de amigos e resolveu participar por conta do seu interesse latente pela educação. “Desde o início gostei muito da proposta, e apesar de ter ficado com medo por conta do tempo que precisaria dedicar no meu último ano de curso, resolvi me inscrever. Fiquei bem feliz por ter sido escolhida”.
Com o projeto “O papel dos pensamentos crítico e sistêmico, da criatividade e das inteligências social e emocional, em conjunto com o domínio das tecnologias, na formação de crianças autônomas”, o egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Tiradentes, Ícaro Franca Bastos, buscou apresentar práticas pedagógicas diferenciadas para crianças até o 5° ano, evidenciando o referencial teórico que embase a proposta, e que favoreçam o aprendizado e a colaboração.
“Quando vi o edital, percebi que a proposta se conjuga com a ideia do meu mestrado. Por isso, achei valeria muito a pena buscar essa vaga. Agora aprovado, tenho certeza de que eu e Maria Paula iremos buscar um projeto onde o modelo da educação inclusiva seja aplicado. Esperamos que o nosso trabalho ajude no desenvolvimento de novas habilidades dos alunos, fazendo com que eles descubram o seu lugar no mundo”.
O objetivo do Programa é incentivar a criação de soluções direcionadas para implantação de espaços, modelos educacionais ou outras intervenções que sejam multiplicados, de fácil absorção e de alto impacto, através de um projeto que irá abarcar as áreas de Educação e Arquitetura e Urbanismo. Os selecionados vão desenvolver em dupla, com duração de 10 meses, o projeto que terá como locus de execução a Escola Ninota Garcia e a Escola Estadual Prof. Artur Fortes, ambas localizadas em Aracaju, Sergipe.
Leia Mais: Unit formaliza termo de parceria com Diretoria de Educação