ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressa em farmácia inicia carreira na Marinha do Brasil

Além do curso de formação de oficiais da Marinha, Tailaine faz mestrado em Ciências Farmacêuticas.

às 11h24
A egressa de Farmácia, Tailaine Nascimento de Castro.
A egressa de Farmácia, Tailaine Nascimento de Castro.
Compartilhe:

Curiosidade e vontade de aprender. Esses foram os principais motivos que levaram a jovem Tailaine Nascimento de Castro, a escolher o curso de Farmácia da Universidade Tiradentes (Unit). Formada desde 2017, cursa atualmente mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e está se formando como oficial RM2 da Marinha do Brasil.

“Eu sempre me perguntava como as mais diversas formas farmacêuticas (comprimido, cápsula, cremes e géis) eram feitas, qual o processo que estava envolvido”, disse a egressa.

Durante a graduação na Unit, ela percebeu que o mundo do farmacêutico era muito maior do que pensava e logo estava envolvida em diversas atividades oferecidas na Unit: simpósios, palestras, aulas práticas e estágios, além de ter professores qualificados sempre auxiliando na trajetória acadêmica. “Em todas as experiências vivenciadas nesses cinco anos, tive a confirmação da excelente escolha que fiz ao me tornar farmacêutica”, afirmou.

Logo após a formatura, Tailaine se inseriu no mercado de trabalho atuando em farmácias de manipulação e drogarias. Foi quando ela decidiu fazer um mestrado. “Todas essas experiências profissionais adquiridas, sem dúvida, foram importantes para ampliação do meu conhecimento e perceber a necessidade que eu tinha em adquirir estabilidade profissional e financeira”, avalia a farmacêutica.

Foi nessa busca que ela descobriu que a Marinha do Brasil alistava farmacêuticos e, rapidamente, iniciou os estudos. O que aprendeu na graduação da Unit foi primordial para esse novo passo. “Com certeza a base de conhecimentos que construí no decorrer da carreira acadêmica na Unit foi essencial para agilizar o processo. E hoje, eu faço parte do ciclo de Oficiais RM2 da Marinha do Brasil, o início da tão sonhada estabilidade”, contou.

“Eu iniciei o curso de formação de oficiais (CFO) em setembro [2021] e no dia 18 de janeiro eu finalizo com o juramento à bandeira. Na Marinha, existem os oficiais de carreira, que são aqueles que vão para a reserva remunerada e existem aqueles oficiais [RM2] que vão para a reserva não remunerada. A prestação de serviço é de até oito anos, que é o meu caso. Eu pretendo ficar até os oito anos e durante esse tempo vou tentando fazer o concurso para carreira”, adiantou Tailaine.

Na semana em que se comemora o Dia do Farmacêutico (20 de janeiro), a egressa iniciará um novo ciclo na sua vida profissional e falou sobre os maiores desafios e conquistas da profissão. “Por ser um profissional generalista e habilitado em diversas áreas, nós assumimos diversas responsabilidades e papéis, por isso torna-se desafiador saber gerenciar diversas atividades e realizar o serviço com excelência. Para isso, devemos constantemente nos atualizar, assim como é essencial nos valorizarmos enquanto profissional da saúde e mostrarmos para a sociedade o nosso valor. Assim, o maior desafio para o farmacêutico concentra-se na valorização profissional”, concluiu.

Dia do Farmacêutico

A data comemorativa existe desde 1916 quando a Associação Brasileira de Farmacêuticos foi fundada. O objetivo dela é promover a valorização e o estímulo à profissão. Nem todos sabem, mas o farmacêutico pode atuar em mais de 120 áreas, desde orientações quanto ao uso de medicamentos, interações com outras substâncias medicamentosas ou alimentos, análises clínicas e docência.

Um outro papel desempenhado pelo farmacêutico se tornou bastante conhecido durante a pandemia de covid19: pesquisador para o desenvolvimento da vacina. E além da participação nas pesquisas, os farmacêuticos também atuam na realização de testes rápidos nas farmácias e no apoio ao atendimento em hospitais, ambulatórios e clínicas.

 

Leia também: “Com o ensino híbrido, pude realizar o sonho de voltar a estudar”, diz aluna.

Compartilhe: